Efeitos da reestruturação produtiva do agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente (SP) nas relações de trabalho e nos STR’s e SER’s / Effects of the productive restructuring of the sugarcane hydroagricultural inthe Administrative Region of Presidente Prudente (SP) on labor relations andon STR's and SER's / Efectos de la reestructuración productiva del agrohidronegocio cañaviero en la Región Administrativa de Presidente Prudente (SP) en las relaciones laboralesy en los STR y SER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8121

Palavras-chave:

Sindicato, transição tecnológica, agrohidronegócio canavieiro, saúde do trabalhador

Resumo

A transição tecnológica em curso no agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente, como parte da reestruturação produtiva do capital, materializa-se mediante intensa mecanização do corte e do plantio e fundamenta-se no modelo químico-dependente. Os desdobramentos na saúde do trabalhador, coletiva, os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, e os danos ambientais, também atingem sua esfera de representação, ou seja, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e os Sindicatos dos Empregados Rurais. O reordenamento territorial provocado pela expansão do agrohidronegócio canavieiro têm amplificado as contradições sociais em um território marcado historicamente por conflitos fundiários, o que nos motiva a estabelecer correlações entre o processo saúde-doença dos trabalhadores, as formas de resistência e as lutas protagonizadas pelos STR's e SER’s no âmbito da luta de classes nesse território. Assim, através de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos, buscamos compreender de que maneira a organização/representação (política, econômica e ideológica) dos trabalhadores têm sido afetadas na região e os impactos para as relações de trabalho nos canaviais desta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Vitor Nascimento Ferreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP. É membro do Centro de Estudos de Geografia e Trabalho (CEGeT) e doCentro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (CETAS).

Fredi dos Santos Bento, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela FCT(Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-SP) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(UNESP). Têm experiência nas áreas de Geografia Rural, Geografia Agrária e Geografia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Questão agrária, desenvolvimento rural, migrações campo-cidade, relações campo-cidade, agrohidronegócio, estrutura produtiva do setor sucroenergético, movimentos sociais e trabalho.

Antonio Thomaz Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Downloads

Publicado

2022-09-28 — Atualizado em 2022-11-14

Versões

Como Citar

Ferreira, G. V. N., Bento, F. dos S., & Junior, A. T. (2022). Efeitos da reestruturação produtiva do agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente (SP) nas relações de trabalho e nos STR’s e SER’s / Effects of the productive restructuring of the sugarcane hydroagricultural inthe Administrative Region of Presidente Prudente (SP) on labor relations andon STR’s and SER’s / Efectos de la reestructuración productiva del agrohidronegocio cañaviero en la Región Administrativa de Presidente Prudente (SP) en las relaciones laboralesy en los STR y SER. REVISTA NERA, 25(63). https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8121 (Original work published 28º de setembro de 2022)

Edição

Seção

Artigo original