Governança para a sustentabilidade do sistema alimentar / Governance for food system sustainability / Gobernanza para la sostenibilidad del sistema alimentario
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-675520252810996Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, Políticas públicas, Território, Soberania alimentar, Mudanças climáticasResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar os estudos relativos à governança do sistema alimentar averiguando como os autores têm abordado o tema no mundo trazendo reflexões teórico-práticas sobre o mesmo. Realizou-se revisão de literatura integrativa com busca na plataforma Periódicos Capes usando os unitermos governança do sistema alimentar e sustentabilidade em inglês e português, encontrando-se 34 artigos. Os mesmos foram agrupados de forma a identificar a diversidade de tipos de governança no SA, perspectivas teóricas, metodológicas, movimentos/atores de mudança. Dentre os tipos, existem os sistemas de governança de mercados neoliberais projetando-se com tecnologias incrementais e os de governança social baseados em direitos, propondo transformações mais radicais. Teorias como a perspectiva multinível têm sido propostas para analisar a transição para a sustentabilidade e autores têm reunido um conjunto de critérios para analisar metodologicamente a governança. Movimentos de mudança foram analisados a partir de seus ideais, tipo/grupo de atores, problemáticas e estratégias. Verifica-se poucos estudos brasileiros, o que indica a importância da academia em subsidiar com mais densidade estas discussões, municiando políticas e transformações que mitiguem as crises climáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











