Efeitos da reestruturação produtiva do agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente (SP) nas relações de trabalho e nos STR’s e SER’s
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8121Palavras-chave:
Sindicato, transição tecnológica, agrohidronegócio canavieiro, saúde do trabalhadorResumo
A transição tecnológica em curso no agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente, como parte da reestruturação produtiva do capital, materializa-se mediante intensa mecanização do corte e do plantio e fundamenta-se no modelo químico-dependente. Os desdobramentos na saúde do trabalhador, coletiva, os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, e os danos ambientais, também atingem sua esfera de representação, ou seja, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e os Sindicatos dos Empregados Rurais. O reordenamento territorial provocado pela expansão do agrohidronegócio canavieiro têm amplificado as contradições sociais em um território marcado historicamente por conflitos fundiários, o que nos motiva a estabelecer correlações entre o processo saúde-doença dos trabalhadores, as formas de resistência e as lutas protagonizadas pelos STR's e SER’s no âmbito da luta de classes nesse território. Assim, através de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos, buscamos compreender de que maneira a organização/representação (política, econômica e ideológica) dos trabalhadores têm sido afetadas na região e os impactos para as relações de trabalho nos canaviais desta.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-11-14 (2)
- 2022-09-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA NERA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.