A sojicultura transgênica e a contaminação de recursos hídricos de comunidades do Pampa gaúcho / Transgenic soybean cultivation and the contamination of water resources of communities in the Pampa region of Rio Grande do Sul / El cultivo de soja transgénica y la contaminación de recursos hídricos de comunidades de la región pampeana de Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v27i4.10247Palavras-chave:
Soja, Agrotóxicos, Impactos ambientais, Vulnerabilidade, Luta pela águaResumo
Este artigo integra amplo estudo acerca da problematização da expansão da sojicultura transgênica. Destaca impactos no meio ambiente e expõe riscos à saúde humana diante da contaminação por agrotóxicos de recursos hídricos na região do Pampa gaúcho. A área de estudo consiste nos cinco maiores territórios de municípios sojicultores do Rio Grande do Sul: Tupanciretã, São Gabriel, Júlio de Castilhos, Cachoeira do Sul e Dom Pedrito. Inicialmente, contextualiza-se a sojicultura contemporânea e sua dinâmica expansionista. Posteriormente, são realizadas duas análises distintas: a primeira a partir dos relatórios das empresas de fornecimento de água sistematizados pelo Ministério da Saúde; e, a segunda, mediante coletas de água nos principais rios que percorrem os territórios desses municípios, encaminhadas à análise laboratorial. Ambos os estudos demonstraram a intoxicação das redes de fornecimento de água às comunidades e dos rios destes territórios, o que gera diversos riscos às populações e ao meio ambiente do Pampa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.