Sementes Crioulas: Conservação, Soberania alimentar e Agrobiodiversidade na região dos Campos Gerais, Paraná, Brasil / Creole Seeds: Conservation, Food Sovereignty, and Agrobiodiversity in the Campos Gerais region, Paraná, Brazil / Semillas Criollas: Conservación, Soberanía Alimentaria y Agrobiodiversidad en la región Campos Gerais, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v28i1.10838Palavras-chave:
Agroecologia, Questão alimentar, Segurança alimentar, Espaço rural, ResistênciaResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a relação das sementes crioulas com a agrobiodiversidade, soberania alimentar e a conservação dos recursos naturais, apontando desafios descritos pelos Guardiões dos Campos Gerais. A pesquisa qualitativa, baseada em Entrevista Semi-Estruturada e Observação Participante, aliada à Análise Textual Discursiva (ATD), evidenciou que esses agricultores desempenham papel essencial na manutenção da diversidade genética das sementes, garantindo a oferta de alimentos diversificados e contribuindo para a segurança e soberania alimentar. Os resultados demonstraram que, além de preservar variedades locais, os Guardiões promovem circuitos curtos de comercialização e se conectam a políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No entanto, desafios como o isolamento social, as adversidades climáticas e a contaminação por transgênicos comprometem a sustentabilidade de suas práticas. Conclui-se que, apesar de sua relevância para a conservação da agrobiodiversidade e fortalecimento da soberania alimentar, os Guardiões necessitam de maior apoio técnico, social e político para garantir a continuidade e expansão de suas práticas agroecológicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.