AS ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO SOBRE AS PERSPECTIVAS DE PERMANÊNCIA E CONTINUIDADE DO GRUPO AGROECOLÓGICO DO REMANSO – CANGUÇU/RS/ Social and economic reproduction strategies of family farming: a study on the permanence and continuity perspectives of the Agroecological Group of Remanso – Canguçu/RS/ Las estrategias de reproducción social y económica de la agricultura familiar: un estudio sobre las perspectivas de permanencia y continuidad del Grupo Agroecológico do Remanso – Canguçu/RS
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i55.7061Mots-clés :
Agroecologia, autoconsumo, associativismo, agricultura familiar.Résumé
O objetivo deste trabalho é identificar as estratégias de reprodução social e econômica adotadas pelo Grupo Agroecológico do Remanso, no município de Canguçu/RS, para sua permanência e continuidade. A pesquisa se constitui em revisão bibliográfica sobre agricultura familiar e organização social dos produtores através da sistematização de dados primários e secundários. Para atingir o objetivo proposto, foram elaborados e aplicados roteiros de entrevistas com as dez famílias integrantes do Grupo Agroecológico do Remanso, com a representante do grupo e com os chamados “mediadores”. Dentre as estratégias detectadas no grupo do Remanso, a agroecologia, o autoconsumo e o associativismo rural são as mais presentes e estão inter-relacionadas, ocorrendo concomitantemente e com certo grau de dependência entre elas. Pode-se afirmar, a partir dos resultados da pesquisa, que o grupo se encontra organizado e estruturado, mas com alguns problemas e desafios a serem enfrentados, como o que se refere à falta de mão de obra nas unidades familiares, o que dificulta a expansão da produção agroecológica e a própria reprodução da agricultura familiar.
Como citar este artigo:
KONZGEN, Queli Rejane da Silva; MANTELLI, Jussara. As estratégias de reprodução social e econômica da agricultura familiar: um estudo sobre as perspectivas de permanência e continuidade do grupo agroecológico do Remanso – Canguçu/RS. Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 243-268, set.-dez., 2020.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.