Cultivando solidariedade: MTST na luta pelo combate à fome / Cultivating solidarity: MTST in the struggle against hunger/ Cultivando solidaridad: MTST en la lucha contra el hambre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-675520252810814

Palavras-chave:

Movimentos socioterritoriais, Segurança alimentar, Reterritorialização

Resumo

A fome, enquanto condição estrutural do modelo capitalista, exige transformações sociais profundas que possam subverter a lógica do alimento como mercadoria. O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) enquanto movimento socioterritorial urbano em defesa da dignidade dos trabalhadores, emerge como um ator relevante nas discussões e ações de segurança alimentar. Este artigo tem como objetivo analisar como o MTST constrói e materializa sua luta contra a fome nos territórios urbanos onde atua. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de campo e pesquisa documental, com foco nas ações do MTST no combate à fome. Os resultados indicam que o MTST concebe estratégias para transformações estruturais que erradiquem a fome de forma definitiva e que se materializam, em seus territórios, principalmente, como hortas urbanas e cozinhas solidárias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Emilia Gomes de Sá, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Araras, São Paulo, Brasil

    Bacharela em Ciências Biológicas da Conservação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR/UFSCar).

  • Ricardo Serra Borsatto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Araras, São Paulo, Brasil

    Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, Especialista em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Camponesa (PRONERA/UFPR), Mestre pela linha de Desenvolvimento Rural Sustentável do programa de Pós-Graduação e Agronomia (Produção Vegetal) da UFPR, Doutor pela linha de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UNICAMP. 

Publicado

2025-07-21

Edição

Seção

Artigo original

Como Citar

Cultivando solidariedade: MTST na luta pelo combate à fome / Cultivating solidarity: MTST in the struggle against hunger/ Cultivando solidaridad: MTST en la lucha contra el hambre. (2025). REVISTA NERA, 28(3). https://doi.org/10.1590/1806-675520252810814