Cultivando solidariedade: MTST na luta pelo combate à fome / Cultivating solidarity: MTST in the struggle against hunger/ Cultivando solidaridad: MTST en la lucha contra el hambre
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-675520252810814Palavras-chave:
Movimentos socioterritoriais, Segurança alimentar, ReterritorializaçãoResumo
A fome, enquanto condição estrutural do modelo capitalista, exige transformações sociais profundas que possam subverter a lógica do alimento como mercadoria. O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) enquanto movimento socioterritorial urbano em defesa da dignidade dos trabalhadores, emerge como um ator relevante nas discussões e ações de segurança alimentar. Este artigo tem como objetivo analisar como o MTST constrói e materializa sua luta contra a fome nos territórios urbanos onde atua. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de campo e pesquisa documental, com foco nas ações do MTST no combate à fome. Os resultados indicam que o MTST concebe estratégias para transformações estruturais que erradiquem a fome de forma definitiva e que se materializam, em seus territórios, principalmente, como hortas urbanas e cozinhas solidárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











