Juventudes da Agricultura Familiar Camponesa: análise socioeconômica e ecológica no Território da Borborema (Paraíba, Brasil) / Youth in Peasant Family Farming: a socioeconomic and ecological analysis in the Borborema territory (Paraíba, Brazil) / Juventudes de la Agricultura Familiar Campesina: análisis socioeconómico y ecológico en el Territorio de Borborema (Paraíba, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-675520252810667Resumo
As discussões sobre juventudes rurais passam por diversas dimensões de ordem econômica, política e sociocultural. Essa pesquisa foi realizada no âmbito do Polo Sindical do Território Agroecológico da Borborema-PB, com o objetivo de analisar a gestão ecológica e econômica de um agorecossistema gerido por jovens. Foi utilizado o método Lume de investigação coletiva que permite a sistematização e processamento de dados e informações inerentes aos espaços de vida da agricultura familiar. A pesquisa concluiu que a participação das juventudes em vários locais de integração produtiva e social garante sua permanência no campo, produzindo conhecimento, gerando renda, tendo acesso às políticas públicas e aos mercados territoriais. Há um movimento de juventude que ganha força e expressão no território. Por outro lado, há um desafio estrutural enfrentado pela juventude, o acesso à terra, à água e outras políticas públicas que favoreçam sua permanência. Além disso, o fechamento das escolas e as escolas integrais são outros fatores que preocupam a juventude do campo. Outro aspecto apontado pelas juventudes é a desigualdade de gênero entre homens jovens e mulheres jovens que é preciso refletir para dentro do movimento de juventude para garantir o debate em busca de novas estratégias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











