Juventudes da Agricultura Familiar Camponesa: análise socioeconômica e ecológica no Território da Borborema (Paraíba, Brasil) / Youth in Peasant Family Farming: a socioeconomic and ecological analysis in the Borborema territory (Paraíba, Brazil) / Juventudes de la Agricultura Familiar Campesina: análisis socioeconómico y ecológico en el Territorio de Borborema (Paraíba, Brasil)
DOI :
https://doi.org/10.1590/1806-675520252810667Résumé
As discussões sobre juventudes rurais passam por diversas dimensões de ordem econômica, política e sociocultural. Essa pesquisa foi realizada no âmbito do Polo Sindical do Território Agroecológico da Borborema-PB, com o objetivo de analisar a gestão ecológica e econômica de um agorecossistema gerido por jovens. Foi utilizado o método Lume de investigação coletiva que permite a sistematização e processamento de dados e informações inerentes aos espaços de vida da agricultura familiar. A pesquisa concluiu que a participação das juventudes em vários locais de integração produtiva e social garante sua permanência no campo, produzindo conhecimento, gerando renda, tendo acesso às políticas públicas e aos mercados territoriais. Há um movimento de juventude que ganha força e expressão no território. Por outro lado, há um desafio estrutural enfrentado pela juventude, o acesso à terra, à água e outras políticas públicas que favoreçam sua permanência. Além disso, o fechamento das escolas e as escolas integrais são outros fatores que preocupam a juventude do campo. Outro aspecto apontado pelas juventudes é a desigualdade de gênero entre homens jovens e mulheres jovens que é preciso refletir para dentro do movimento de juventude para garantir o debate em busca de novas estratégias.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright REVISTA NERA 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











