ESCOLA CAMPONESA: A HORTA DIDÁTICA EM ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA/Peasant school: the literacy garden in an area of agrarian reform/Escuela campesina: la huerta didáctica en área de reforma agraria

Auteurs

  • Alexandra Maria de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Antônio Jeová Moura Sampaio Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - Ceará.

DOI :

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4989

Mots-clés :

Soberania alimentar, práticas educativas, escola do campo

Résumé

Este artigo trata de uma leitura sobre o projeto horta didática desenvolvido na Escola Raimundo Facó  no Assentamento Antônio Conselheiro em Aracoiaba no Ceará, através de parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a organização italiana Intervita Onlus, no período de 2012 e 2013. O objetivo do trabalho é revelar o diálogo sobre a transição agroecológica promovida em escolas do campo, enfatizando questões relativas a importância da escola no desenvolvimento de práticas para uma alimentação saudável e do trabalho coletivo na produção de alimentos. A metodologia foi constituída de pesquisa de campo, jornais e entrevistas diretas. A horta didática se apresentou como um espaço capaz de promover, além do aprendizado sobre a produção e consumo de alimentos livres de agrotóxicos, uma alternativa sustentável e possível dentro das unidades camponesas.

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Bibliographies de l'auteur

Alexandra Maria de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Geografia e área de Ensino de Geografia e Geografia Agrária.

Antônio Jeová Moura Sampaio, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - Ceará.

Membro do Coletivo de Educação do MST - Ceará

Região de Crateús, Ceará

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Publiée

2017-08-25

Comment citer

Oliveira, A. M. de, & Sampaio, A. J. M. (2017). ESCOLA CAMPONESA: A HORTA DIDÁTICA EM ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA/Peasant school: the literacy garden in an area of agrarian reform/Escuela campesina: la huerta didáctica en área de reforma agraria. REVISTA NERA, (37), 154–168. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4989

Numéro

Rubrique

Artigo original