Sistemas cooperativos agroecológicos na aliança campo-cidade: o caso do MST na metrópole de Porto Alegre / Agroecological cooperative systems in the rural-urban alliance: the case of the MST in the metropolis of Porto Alegre / Sistemas cooperativos agroecológicos en la alianza campo-ciudad: el caso del MST en la metrópolis de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v28i1.10708Palavras-chave:
Relação cidade-campo, agroecologia, economia solidáriaResumo
O objetivo deste artigo é examinar um conjunto de práticas cooperativas na metrópole de Porto Alegre, entrelaçadas por um sistema agroalimentar que evidencia um caminho de mão dupla entre o campo e a cidade na construção do poder popular. Centramos nossa análise no cooperativismo praticado pelo MST, que vem garantindo o abastecimento popular de alimentos frescos localmente, além de elevada produtividade de arroz orgânico e outros produtos beneficiados e comercializados nas escalas local, regional e nacional. A análise enfoca três questões principais. A primeira, diz respeito às interações campo-cidade, baseadas na aliança entre trabalhadores rurais e urbanos. A segunda, trata da agroecologia como campo de luta anticapitalista na produção do espaço metropolitano, em resposta às necessidades sociais construídas coletivamente. A terceira, centra-se nas formas de complementaridade entre as práticas solidárias e as políticas públicas redistributivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.