Estratégias de resistência agroecológica e camponesa das mulheres do Quilombo Campo Grande contra a financeirização agroalimentar / Agroecological and peasant resistance strategies of women from Quilombo Campo Grande against agri-food financialization / Estrategias agroecológicas y de resistencia campesina de mujeres del Quilombo Campo Grande contra la financiarización agroalimentaria
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v27i4.10425Palavras-chave:
Financeirização, Agronegócio, Reforma agrária, Soberania alimentarResumo
As mulheres camponesas estão no centro da luta pela terra e na resistência ao modelo hegemônico de agricultura. Este artigo refere-se ao estudo qualitativo com mulheres camponesas do Quilombo Campo Grande, localizado no estado de Minas Gerais-Brasil. Trata-se de um território cujos antecedentes históricos referem-se a processos de ocupações de terras organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. O objetivo foi analisar as estratégias adotadas pelas mulheres sobre as sementes e sua relação com a construção da agroecologia. As técnicas de coleta de dados foram a observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Percebemos que o agronegócio e financeirização são centrais para a compreensão das relações de poder no atual sistema alimentar. Por outro lado, a agroecologia tem possibilitado as bases para diversas estratégias na contramão do modelo hegemônico. Ao lutar cotidianamente pela agroecologia, as estratégias adotadas pelas mulheres camponesas, se constituem como importante referência contra a financeirização e a mercantilização do sistema agroalimentar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.