Uma versão atualizada do mapa “O Brasil Agrário” / An updated version of the map “Agrarian Brazil” / Une version mise à jour de la carte « Le Brésil Agraire »

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-675520252811141

Palabras clave:

Cartografia geográfica crítica, Questão agrária, Ocupações de terras, Assentamentos rurais, Desflorestamento

Resumen

A representação cartográfica é uma linguagem indissociável do discurso geográfico e os mapas são indispensáveis para a compreensão dos fenômenos geográficos, já que o espaço é o objeto principal da Geografia. Este artigo tem no mapa e no processo de mapeamento o seu centro e está alicerçado na questão agrária, na teoria crítica do mapa e na Geografia Regional francesa. O objetivo deste artigo é apresentar uma versão atualizada do mapa “Brasil Agrário” e as principais estruturas e dinâmicas regionais do campo brasileiro, as quais foram identificadas no processo de mapeamento. A primeira versão do mapa “Brasil Agrário” veio a público em 2008 e está disponível no Atlas da Questão Agrária Brasileira. Os procedimentos metodológicos constituíram no levantamento e sistematização de dados de várias fontes, no mapeamento exaustivo de diversos temas sobre o campo brasileiro, cujo período/data variam desde 2006 (penúltimo Censo Agropecuário) até o ano de 2024, na seleção dos mapas mais significativos e, por fim, na construção do mapa síntese baseado na tradição francesa de construção de croquis ou mapa-modelos. O resultado do trabalho é um mapa sinótico que permite ao leitor uma visão de conjunto das principais estruturas e dinâmicas regionais do campo brasileiro atual.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-09-25

Número

Sección

ARTÍCULOS

Cómo citar

Uma versão atualizada do mapa “O Brasil Agrário” / An updated version of the map “Agrarian Brazil” / Une version mise à jour de la carte « Le Brésil Agraire ». (2025). REVISTA NERA, 28(3). https://doi.org/10.1590/1806-675520252811141