A concentração fundiária no Território da Cidadania Planalto Norte - Santa Catarina, Brasil / Land concentration in the Planalto Norte Citizenship Territory - Santa Catarina, Brazil / Concentración fundiaria en el Território da Cidadania Planalto Norte - Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.8521Palavras-chave:
Desenvolvimento territorial, estrutura fundiária, assentamentos rurais, questão agrária.Resumo
O objetivo deste trabalho é examinar a evolução da concentração fundiária no Território da Cidadania Planalto Norte, Santa Catarina (Brasil), no período 2006-2017. A escolha por este território é decorrente do grau de desenvolvimento socioeconômico dos municípios que o compõem, com indicadores significativamente inferiores às médias catarinenses. Santa Catarina é um dos Estados brasileiros mais desenvolvidos, inclusive com menor grau de concentração de terras quando comparado a outras unidades da federação. Este estudo utiliza a metodologia bibliográfica e documental, adotando a abordagem dialética. Inicialmente se exibem algumas características socioeconômicas e fundiárias de Santa Catarina, inclusive com breves apontamentos relacionados a sua formação econômica. A seguir, se adota a mesma diretriz para contextualizar o território objeto deste estudo para, em seguida, examinar os dados da concentração fundiária na região. A principal base de dados utilizada é o Censo Agropecuário, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No tocante à finalidade deste estudo, os resultados evidenciam a elevação da concentração fundiária nos municípios do território. Ademais, é possível observar as adversidades socioeconômicas existentes na região, como também a necessidade de ações voltadas à redução da concentração fundiária, tais como projetos de reforma agrária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA NERA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.