Uma versão atualizada do mapa “O Brasil Agrário” / An updated version of the map “Agrarian Brazil” / Une version mise à jour de la carte « Le Brésil Agraire »
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-675520252811141Palavras-chave:
Cartografia geográfica crítica, Questão agrária, Ocupações de terras, Assentamentos rurais, DesflorestamentoResumo
A representação cartográfica é uma linguagem indissociável do discurso geográfico e os mapas são indispensáveis para a compreensão dos fenômenos geográficos, já que o espaço é o objeto principal da Geografia. Este artigo tem no mapa e no processo de mapeamento o seu centro e está alicerçado na questão agrária, na teoria crítica do mapa e na Geografia Regional francesa. O objetivo deste artigo é apresentar uma versão atualizada do mapa “Brasil Agrário” e as principais estruturas e dinâmicas regionais do campo brasileiro, as quais foram identificadas no processo de mapeamento. A primeira versão do mapa “Brasil Agrário” veio a público em 2008 e está disponível no Atlas da Questão Agrária Brasileira. Os procedimentos metodológicos constituíram no levantamento e sistematização de dados de várias fontes, no mapeamento exaustivo de diversos temas sobre o campo brasileiro, cujo período/data variam desde 2006 (penúltimo Censo Agropecuário) até o ano de 2024, na seleção dos mapas mais significativos e, por fim, na construção do mapa síntese baseado na tradição francesa de construção de croquis ou mapa-modelos. O resultado do trabalho é um mapa sinótico que permite ao leitor uma visão de conjunto das principais estruturas e dinâmicas regionais do campo brasileiro atual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











