SUBORDINAÇÃO E RESISTÊNCIA: AS IMPLICAÇÕES DA CONTRARREFORMA AGRÁRIA DE MERCADO NO PONTAL DO PARANAPANEMA – SP / Subordination and resistence: the implications of the Agrarian Counter-reform of Market in Pontal do Paranapanema - SP / Subordinación y resistencia: las implicaciones de la Contrarreforma Agraria del Mercado en Pontal do Paranapanema - SP

Autores

  • Rodolfo de Souza Lima Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Ricardo Pires de Paula Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i58.7489

Palavras-chave:

Banco Mundial, neoliberalismo, território, subordinação, resistência.

Resumo

A chamada Contrarreforma Agrária de Mercado (CRAM) é uma proposta cunhada no âmbito do Banco Mundial (BM) que concede empréstimos para camponeses comprarem terras de fazendeiros à preço de mercado, isto com vistas a substituir a reforma agrária pela via da desapropriação. Essa proposta começou a ser implantada no Brasil na segunda metade dos anos 1990 por meio do crédito fundiário. Nosso trabalho visa contribuir nesse debate, analisando o processo de territorialização das políticas de CRAM no Pontal do Paranapanema em São Paulo. Observaremos que a expansão da CRAM na região foi um processo articulado pelos fazendeiros e ruralistas como mais uma tática para contrapor o avanço da luta pela terra. Também foi possível ver, pela análise dos empreendimentos do crédito fundiário, em especial o Banco da Terra (BT), a distância entre o discurso do BM e a realidade dos empreendimentos cujos resultados se materializam numa lógica dialética de subordinação e resistência.

 

Como citar este artigo:

LIMA, Rodolfo de Souza; PAULA, Ricardo Pires de. Subordinação e resistência: as implicações da Contrarreforma Agrária de Mercado no Pontal do Paranapanema – SP. Revista NERA, v. 24, n. 58, p. 146-167, mai.-ago., 2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo de Souza Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia

Ricardo Pires de Paula, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Professor Assistente Doutor na Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT - UNESP - nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia - Presidente Prudente/SP.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Lima, R. de S., & Paula, R. P. de. (2021). SUBORDINAÇÃO E RESISTÊNCIA: AS IMPLICAÇÕES DA CONTRARREFORMA AGRÁRIA DE MERCADO NO PONTAL DO PARANAPANEMA – SP / Subordination and resistence: the implications of the Agrarian Counter-reform of Market in Pontal do Paranapanema - SP / Subordinación y resistencia: las implicaciones de la Contrarreforma Agraria del Mercado en Pontal do Paranapanema - SP. REVISTA NERA, (58), 146–167. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i58.7489

Edição

Seção

Artigo original