As lutas do povo Guarani-Kaiowá analisadas pelas geografias das diferenças / The struggles of the Guarani-Kaiowá people analyzed through the geographies of differences / Las luchas del pueblo Guarani-Kaiowá analizadas a través de las geografías de las diferencias
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v28i1.10815Palavras-chave:
Guarani-Kaiowá, Espaço, Diferença, Indiferença , Mis-diferençaResumo
Este é um livro que trata da questão territorial, essencial para entender as disputas espaciais de diferentes relações e grupos. O livro é resultado de um conjunto projetos de pesquisa, de viagens de campo, eventos e entrevistas. Está organizado em duas partes. Na primeira, o autor apresenta os conceitos de diferença, indiferença e mis-diferença, contribuindo com uma Geografia Crítica para a análise das lutas do povo Guarani-Kaiowa. Na segunda parte, dedica-se à interpretação das resistências do povo Guarani-Kaiowa contra a indiferença e a mis-diferença pelas ações das retomadas. Ioris analisa como os conceitos são manipulados pelo capitalismo para promover a territorialização do modo de produção capitalista produzindo mercadorias e desigualdades. A retomada cria o tekoha que produz a indigeneidade/territorialidade como território ancestral e do futuro, é onde se é, fortalecendo a descolonização e ampliando as lutas contra a indiferença e à mis-diferença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.