A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DO CAMPO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: DA FRANÇA AO SUL DO BRASIL/ Subject formation in rural areas and the pedagogy of alternation: from France to southern Brazil/ La formación del campo y de la pedagogía de la alternancia: de Francia para el sur del Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6139

Palavras-chave:

Casa Familiar Rural (Brasil), Maison Familiale Rurale (França), pedagogia da alternância

Resumo

É notável a contribuição das Maisons Familiales Rurales – MFRs (França) e das Casas Familiares Rurais – CFRs (Brasil) à vida dos jovens e das famílias que vivenciam a proposta da Pedagogia da Alternância. O objetivo é discutir a formação dos sujeitos do campo, no Brasil e na França, em processos educativos caracterizados por territorialidades distintas, seja pelas peculiaridades histórico-sociais e culturais de cada país em questão, ou necessidades e possibilidades postas pela estrutura econômica de tais realidades. Nesta pesquisa qualitativa foram utilizadas entrevistas, observações em Casas Familiares Rurais dos dois países e pesquisa bibliográfica. Na França, país de origem, existe um amplo espectro de formações, com recursos dos ministérios públicos da Educação e da Agricultura. No Brasil, prioriza-se a formação em agricultura e são identificados elementos produtores de mudanças concretas, uma vez que os conhecimentos são pensados e organizados conjuntamente pelos atores/sujeitos do campo, a partir do interesse e da realidade por eles vivida, geralmente sem auxílio financeiro do Estado. Constata-se que o processo pedagógico das CFRs brasileiras, tem efetivado transformações individuais e coletivas convergindo em sujeitos mais atuantes nos movimentos de resistência do campo.

 

Como citar este artigo:

ZIMMERMANN, Angelita; MEURER, Ana Carine; DE DAVID. Cesar. A formação dos sujeitos do campo e a pedagogia da alternância: da França ao sul do Brasil. Revista NERA, v. 23, n. 51, p. 300-327, jan.-abr., 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelita Zimmermann, Universidade Federal de Santa Maria

Angelita Zimmermann, Mestre em Geografia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO, da Universidade Federal de Santa Maria, atualmente em Doutoramento Sanduíche no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, em Portugal; atua na área de Geografia Humana e Agrária, na Educação do Campo. Bolsista Capes.

Ane Cariine Meurer, Universidade Federal de Santa Maria

Ane Carine Meurer, Doutora em Educação, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia- PPGGEO, da Universidade Federal de Santa Maria, atua na área de Geografia Humana e Agrária, Educação do Campo e Movimentos Sociais.

 

Cesar De David, Universidade Federal de Santa Maria

Cesar De David, Doutor em Geografia. Professor Associado do Departamento de Geociências/UFSM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Santa Maria, atua na área de Geografia Rural e Agrária e na Educação do Campo.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Zimmermann, A., Meurer, A. C., & De David, C. (2020). A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DO CAMPO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: DA FRANÇA AO SUL DO BRASIL/ Subject formation in rural areas and the pedagogy of alternation: from France to southern Brazil/ La formación del campo y de la pedagogía de la alternancia: de Francia para el sur del Brasil. REVISTA NERA, (51), 300–327. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6139

Edição

Seção

Artigo original