A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DO CAMPO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: DA FRANÇA AO SUL DO BRASIL/ Subject formation in rural areas and the pedagogy of alternation: from France to southern Brazil/ La formación del campo y de la pedagogía de la alternancia: de Francia para el sur del Brasil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6139

Mots-clés :

Casa Familiar Rural (Brasil), Maison Familiale Rurale (França), pedagogia da alternância

Résumé

É notável a contribuição das Maisons Familiales Rurales – MFRs (França) e das Casas Familiares Rurais – CFRs (Brasil) à vida dos jovens e das famílias que vivenciam a proposta da Pedagogia da Alternância. O objetivo é discutir a formação dos sujeitos do campo, no Brasil e na França, em processos educativos caracterizados por territorialidades distintas, seja pelas peculiaridades histórico-sociais e culturais de cada país em questão, ou necessidades e possibilidades postas pela estrutura econômica de tais realidades. Nesta pesquisa qualitativa foram utilizadas entrevistas, observações em Casas Familiares Rurais dos dois países e pesquisa bibliográfica. Na França, país de origem, existe um amplo espectro de formações, com recursos dos ministérios públicos da Educação e da Agricultura. No Brasil, prioriza-se a formação em agricultura e são identificados elementos produtores de mudanças concretas, uma vez que os conhecimentos são pensados e organizados conjuntamente pelos atores/sujeitos do campo, a partir do interesse e da realidade por eles vivida, geralmente sem auxílio financeiro do Estado. Constata-se que o processo pedagógico das CFRs brasileiras, tem efetivado transformações individuais e coletivas convergindo em sujeitos mais atuantes nos movimentos de resistência do campo.

 

Como citar este artigo:

ZIMMERMANN, Angelita; MEURER, Ana Carine; DE DAVID. Cesar. A formação dos sujeitos do campo e a pedagogia da alternância: da França ao sul do Brasil. Revista NERA, v. 23, n. 51, p. 300-327, jan.-abr., 2020.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Angelita Zimmermann, Universidade Federal de Santa Maria

Angelita Zimmermann, Mestre em Geografia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO, da Universidade Federal de Santa Maria, atualmente em Doutoramento Sanduíche no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, em Portugal; atua na área de Geografia Humana e Agrária, na Educação do Campo. Bolsista Capes.

Ane Cariine Meurer, Universidade Federal de Santa Maria

Ane Carine Meurer, Doutora em Educação, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia- PPGGEO, da Universidade Federal de Santa Maria, atua na área de Geografia Humana e Agrária, Educação do Campo e Movimentos Sociais.

 

Cesar De David, Universidade Federal de Santa Maria

Cesar De David, Doutor em Geografia. Professor Associado do Departamento de Geociências/UFSM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Santa Maria, atua na área de Geografia Rural e Agrária e na Educação do Campo.

Téléchargements

Publiée

2020-01-13

Comment citer

Zimmermann, A., Meurer, A. C., & De David, C. (2020). A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DO CAMPO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: DA FRANÇA AO SUL DO BRASIL/ Subject formation in rural areas and the pedagogy of alternation: from France to southern Brazil/ La formación del campo y de la pedagogía de la alternancia: de Francia para el sur del Brasil. REVISTA NERA, (51), 300–327. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6139

Numéro

Rubrique

Artigo original