O PERFIL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6765

Mots-clés :

Perfil, Estudantes Ingressantes, Curso de Pedagogia

Résumé

Resumo: O presente estudo objetivou conhecer o perfil  dos estudantes ingressantes no curso de Pedagogia em 2018, em uma universidade pública do estado da Bahia. A pesquisa foi de tipo quali-qualitativa, que usou como instrumento de coleta de dados um questionário de 13 itens sendo a análise voltada para uma interpretação mais profunda e subjetiva. O grupo pesquisado foi constituído por 37 estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da referida universidade. O estudo teve base nos seguintes autores: Gatti; Barreto,  2009;  Pimenta, 2008;  Sanz; Sanchez, 2010; Abrucio, 2016; Nogueira; Catani, 1998, dentre outros. Como resultados encontramos que as características demográficas dos participantes apontam  uma faixa etária geral compreendida entre 16 e 33 anos, predominantemente feminino e solteiras. Em relação às características socioeconômicas,  os resultados mostram que as estudantes são provenientes das  classes desfavorecidas economicamente e com um acesso restrito aos bens culturais disponíveis  pela sociedade. Assim, a função da universidade, em parceria com outros órgãos públicos, é oferecer bens culturais gratuitos à essa população, de modo a ampliar a cultura das futuras professoras, facilitar o acesso ao patrimônio cultural e nacional, a fim de que conquistem o direito de ler, de participar de diferenciadas manifestações artísticas, de escolher o que assistir e, sobretudo, ter direito a condições dignas de vida e desenvolver a sua consciência crítica, para transformarem a realidade, caso seja necessário. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

María Mercedes Gómez Daboín, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestre em Educação (UEFS)

Téléchargements

Publiée

2019-12-31

Comment citer

GÓMEZ DABOÍN, M. M. O PERFIL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6765. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6765. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Práticas Pedagógicas