BULLYING NA TV: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E REPERCUSSÕES NA ESCOLA

Auteurs

  • Luana Santos Nogueira Universidade Estadual Paulista
  • Maria Suzana De Stéfano Menin Universidade Estadual Paulista

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3773

Mots-clés :

Bullying. Mídia televisiva. Adolescentes. Mediações

Résumé

RESUMO: Nesse artigo investigamos as percepções de adolescentes sobre programações televisivas que abordem o bullying e suas concepções sobre o tema. Para tanto, realizamos um levantamento teórico sobre bullying e mídia e aplicamos questionários a alunos de 6º ao 9º ano, de duas escolas públicas e duas particulares, no município de Presidente Prudente/ SP. Fizemos, ainda, grupos focais para compreender a visão dos estudantes sobre práticas de prevenção e contenção do bullying realizadas nas escolas e verificar, a partir dessas falas, se as mesmas tinham relação com casos exibidos na mídia. De modo geral, os participantes da pesquisa reconhecem que o bullying é abordado na escola e fazem relações com casos exibidos na TV; entretanto, para eles, essa abordagem não surte efeito na prevenção ou contenção. Para combater o bullying, entendemos ser necessário um trabalho contínuo de conscientização e (re)construção de valores, sendo a mídia-educação possibilidade para promover tais reflexões.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luana Santos Nogueira, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia/ Unesp. Pós Graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Anhanguera. Pós-Graduada em Semiótica pela Unoeste. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Unoeste. 

Maria Suzana De Stéfano Menin, Universidade Estadual Paulista

Formação em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista Objetivo (1977), Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1985 e 1992) e Pós-Doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1996 e 2004). Professora Titular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, e pesquisadora visitante na Fundação Carlos Chagas, SP.

Publiée

2017-02-20

Comment citer

NOGUEIRA, L. S.; MENIN, M. S. D. S. BULLYING NA TV: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E REPERCUSSÕES NA ESCOLA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 152–171, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.3773. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3773. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice