Aprendizagem e Desenvolvimento na Teoria de Jean Piaget

Autores

  • Maria Suzana De Stefano Menin

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v7i7.148

Resumo

Neste artigo são apresentadas, segundo indicay6es de Castorina (1988), e desenvolvidas três etapas em que a teoria Psicogenetica de Jean Piaget debruçou-se sobre as relações entre aprendizagem e desenvolvimento buscando esclarece-las. Na primeira etapa, a teoria buscou diferenciar-se das posi96es empiristas e aprioristas afirmando todo o desenvolvimento cognitivo como construção gradual de estruturas. Na segunda, negou-se a possibilidade de apressar a construção de operações 16gicas atraves de treinos baseados em aprendizagens estritas, por associação e reforço, de respostas corretas. Na terceira etapa a teoria Psicogenetica buscou responder às indagações sobre as possibilidades de se promover o desenvolvimento através da apresentação de situações de desequilíbriocognitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MENIN, M. S. D. S. Aprendizagem e Desenvolvimento na Teoria de Jean Piaget. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 7, n. 7, 2001. DOI: 10.14572/nuances.v7i7.148. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/148. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)