O VALOR DA ARTE LITERÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO ESTÉTICO DA CRIANÇA

Auteurs

  • Juliana Pereira Silva UFMS
  • Sonia da Cunha Urt UFMS

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3692

Mots-clés :

Literatura. Arte. Educação Infantil.

Résumé

Esta pesquisa qualitativa objetiva analisar a literatura na educação infantil sob a ótica de um conceito de arte que engloba várias modalidades expressivas como mecanismos de desenvolvimento, apropriação da linguagem e de aprendizagem. Apoia-se na Teoria Histórico-Cultural ao apresentar a leitura literária como ação que possibilita várias interações e formação da subjetividade, tendo-se o livro infantil como objeto cultural na luta ideológica. Expõe-se algumas vivências de um Centro de Educação Infantil, em que as práticas pedagógicas direcionam-se à educação estética visando à formação de leitores e a valorização de várias formas de expressão. Conclui-se que as práticas pedagógicas vigentes nas propostas curriculares da Educação Infantil precisam ser guiadas por interações, pelo lúdico e pelo movimento, proporcionado experiências narrativas com mais vivências focadas na linguagem oral e escrita, vinculadas a diversos gêneros textuais, orais, gráficos e expressivos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3692

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Juliana Pereira Silva, UFMS

Mestranda em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, bolsista da CAPES. Email: professora_ju@hotmail.com

Sonia da Cunha Urt, UFMS

Psicóloga, Pedagoga, Doutora em Educação, Pós-Doutoramento em Psicologia Educacional pela UNICAMP com estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Alcala de Henares – Espanha e Universidade de Lisboa – Portugal, Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CCHS e Coordenadora do GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação – UFMS

Publiée

2016-05-12

Comment citer

SILVA, J. P.; URT, S. da C. O VALOR DA ARTE LITERÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO ESTÉTICO DA CRIANÇA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 225–246, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3692. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3692. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice