EDUCAÇÃO INFANTIL E AVALIAÇÃO: UMA AÇÃO MEDIADORA

Autores

  • Juliana Pereira da Silva
  • Sonia da Cunha Urt

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3038

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Infantil, Mediação

Resumo

Tem-se como objetivo analisar algumas propostas práticas de avaliação na Educação Infantil, visando à valorização desta como uma ação mediadora e de maior reflexão, capaz de incentivar de forma sistemática e consciente, o acompanhamento e desenvolvimento da criança. Nesse contexto, demonstram-se os dispositivos legais que subsidiam a avaliação para Educação Infantil, suas concepções e sua importância em âmbito da aprendizagem e desenvolvimento da criança, bem como também, da prática do professor. Faz-se referência à Teoria Histórico-Cultural para explicar o processo de aprendizagem e como acompanhá-lo de forma qualitativa. Dessa forma, posteriormente à revisão bibliográfica faz-se uma apresentação e análise de alguns trabalhos avaliativos, conclui-se que a avaliação na Educação Infantil, é um processo que se materializa em várias ações que contemplam todo o percurso de aprendizagem e desenvolvimento da criança, do professor e da instituição.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3038

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pereira da Silva

Juliana Pereira da Silva: Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

  Mestrado em Educação. Email: professora_ju@hotmail.com

Sonia da Cunha Urt

Sônia da Cunha Urt: Psicóloga, Pedagoga,  Doutora em Educação, Pós-Doutoramento em Psicologia Educacional pela UNICAMP com estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Alcala de Henares – Espanha e Universidade de Lisboa – Portugal, Professora associada IV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CCHS e Coordenadora do GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação - UFMS. Email: surt@terra.com.br

Downloads

Publicado

22-12-2014

Como Citar

DA SILVA, J. P.; URT, S. da C. EDUCAÇÃO INFANTIL E AVALIAÇÃO: UMA AÇÃO MEDIADORA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 3, p. 56–78, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i3.3038. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3038. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê