EDUCAÇÃO INFANTIL E AVALIAÇÃO: UMA AÇÃO MEDIADORA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3038Palavras-chave:
Avaliação, Educação Infantil, MediaçãoResumo
Tem-se como objetivo analisar algumas propostas práticas de avaliação na Educação Infantil, visando à valorização desta como uma ação mediadora e de maior reflexão, capaz de incentivar de forma sistemática e consciente, o acompanhamento e desenvolvimento da criança. Nesse contexto, demonstram-se os dispositivos legais que subsidiam a avaliação para Educação Infantil, suas concepções e sua importância em âmbito da aprendizagem e desenvolvimento da criança, bem como também, da prática do professor. Faz-se referência à Teoria Histórico-Cultural para explicar o processo de aprendizagem e como acompanhá-lo de forma qualitativa. Dessa forma, posteriormente à revisão bibliográfica faz-se uma apresentação e análise de alguns trabalhos avaliativos, conclui-se que a avaliação na Educação Infantil, é um processo que se materializa em várias ações que contemplam todo o percurso de aprendizagem e desenvolvimento da criança, do professor e da instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.