POLÍTICA EDUCACIONAL, SAÚDE E RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL

Auteurs

  • Cleide de Oliveira Fernandes Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Maria Luísa Pedroso de Lima Brusse Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Alessandra Correa Cabrera Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Ulisses Ferreira de Araújo Universidade Virtual do Estado de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3483

Mots-clés :

Diversidade Sexual, Direitos Humanos, Trabalho com Projeto, Saúde

Résumé

A escola é o espaço de convivência heterogênea, com possibilidades de reflexão sobre os estereótipos de gênero e sexualidade. O objetivo desse estudo foi investigar se a instituição escolar desenvolve projetos relacionados à diversidade. Participaram 12 docentes da rede de ensino pública e privada do Estado de São Paulo. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e quantitativa, por meio de um questionário distribuído aos docentes; 92% das escolas dos entrevistados não realizam projetos pedagógicos relacionados à diversidade sexual, 92% dos docentes consideram relevante dialogar sobre a temática, destes, apenas 50% estão preparados para atuarem num ambiente com diversidade sexual. Concluímos que, a temática sobre diversidade precisa ser inserida nos projetos educacionais transdisciplinares.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3483

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cleide de Oliveira Fernandes, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente; Especialista em Neurologia Aplicada à Neurologia Infantil; Esp. em Divulgação Científica em Saúde: Neurociências pela Universidade Estadual de Campinas;

Esp. em Planejamento, Implementação e Gestão do Ensino a Distância, pela Universidade Federal Fluminense;

Ingressante no doutorado em Ead na Universidade Federal de São Paulo pelo departamento de Informática em Saúde.

Professora Tutora Colaborada nos Cursos de Especialização em: 'Ética, Valores e Saúde na Escola'; 'Ética, Valores e Cidadania na Escola' de 2010 à 2014, pela Universidade de São Paulo e Universidade Virtual do Estado de São Paulo, no pólo da Unicamp;

Professora Tutora Mediadora na Licenciatura em 'Ciências Naturais e Matemática' pela pela Universidade de São Paulo e Universidade Virtual do Estado de São Paulo, no pólo da Fatec de Itapetininga.

Publiée

2016-01-05

Comment citer

FERNANDES, C. de O.; BRUSSE, M. L. P. de L.; CABRERA, A. C.; ARAÚJO, U. F. de. POLÍTICA EDUCACIONAL, SAÚDE E RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 22–43, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3483. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3483. Acesso em: 22 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê