ESCOLA E COMUNIDADE: PENSANDO EM PARCERIAS PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2796Mots-clés :
Educação em valores, Escola Pública, ComunidadeRésumé
Nesse artigo discutimos as possíveis relações entre projetos de Educação em Valores desenvolvidos em escolas públicas e a comunidade de seu entorno. Investigamos essas relações na literatura específica e em 169 experiências coletadas por meio de questionários em escolas de ensino fundamental (6° ao 9° ano) e médio do estado de São Paulo. Para a análise dos questionários utilizamos o programa Alceste e, como complemento, a análise de conteúdo. As relações são assinaladas na literatura como complexas, não lineares e marcadas por tensões e contradições. Nas análises das experiências desenvolvidas pelas escolas, verificamos que mais da metade dos projetos relacionou-se com a comunidade externa. Os projetos analisados relacionaram-se com a comunidade externa devido aos problemas, carências ou valores vivenciados pelos alunos e suas famílias ou por conta das especificidades e necessidades do bairro, bem como pela necessidade de participação dos pais e nos projetos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.