O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA:concepção e possibilidades de implementação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6735

Palavras-chave:

Currículo Integrado. PROEJA. Formação omnilateral e integral.

Resumo

Neste artigo discute-se o currículo integrado do PROEJA, com foco em sua concepção e implementação em uma dada realidade. Busca-se compreender como esse currículo se desenvolve na sua perspectiva de integração proposta pelo Documento Base a partir da pesquisa realizada no curso Técnico em Comércio do Campus IFMA - Bacabal. Sendo assim,  analisa-se o Plano de Curso capturando a sua consonância com o proposto pelo Documento Base do PROEJA. A abordagem metodológica que esta pesquisa se fundamenta é de cunho qualitativo. Ao analisarmos os dados coletados, concluímos que o Plano de Curso do Curso Técnico em Comércio não contempla a concepção de currículo integrado proposta pelo Documento Base do PROEJA, em que defende uma formação omnilateral, integral, que prepare o aluno para compreender e atuar criticamente na realidade na qual está inserido. O Plano de Curso, na verdade, está centrado em habilidade e competências.

 

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

GOIABEIRA DOS SANTOS, N. C.; SILVEIRA DE MORAES, L. C. O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA:concepção e possibilidades de implementação. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6735. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6735. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Dissertações e Teses