FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL – ANALISANDO OS CONTEXTOS SOCIAL E LEGISLATIVO ATRAVÉS DE CINCO DÉCADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5973

Palavras-chave:

Políticas docentes. Formação continuada. Formação docente.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar de forma comparativa a evolução histórica das Leis Federais de incentivo e valorização da Formação docente, com os contextos social e econômico do Brasil através de cinco décadas. A análise se estruturou com basena linha de tempo a partir da década de 1960 até o ano de 2016, contrastando aspectos sociopolíticos e econômicos do País com a promulgação das leis educacionais, buscando estabelecer desta forma, uma relação entre estes cenários. Ao total oram elencadas 14 leis de âmbito federal que incidem sobre diretrizes de formação inicial e continuada de professores. Foi possívelperceber que as demandas econômicas e sociais influenciam e refletem no processo de elaboração e aprimoramento da legislação educacional e docente, indicando a relevância para a compreensão do cenário social e econômico para auxiliar na interpretação das necessidades indicativas para o legislativo, podendo indicar objetividade para perspectivas futuras.  Apesar da constatação do aumento da legislação destinada à formação docente a partir da década de 2000, frente ao cenário atual de incertezas e indefinições políticas, é fundamental manter o debate da questão profissional docente, como condições de trabalho, planos de carreira e por conseguinte Formação Continuada de professores, para que não haja retrocessos nas conquistas, nem esquecimento das reivindicações ainda a serem alcançadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Dias Godinho

Possui graduação em Biologia - Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2005), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2008) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2015). Atuou como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, formação de professores, políticas públicas, educação ambiental e ensino de ciências.

Maria Eloisa Farias, ULBRA/Canoas/RS.

Doutora em Ciências da Educação
Docente do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM – ULBRA/Canoas/RS.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

GODINHO, J. D.; FARIAS, M. E. FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL – ANALISANDO OS CONTEXTOS SOCIAL E LEGISLATIVO ATRAVÉS DE CINCO DÉCADAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.5973. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5973. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.