ARTES E COMUNICAÇÃO: SENTIDOS E USOS CONSTRUÍDOS POR PROFESSORES COM AUDIOVISUAL NAS AULAS DE ARTES

Autores

  • Adriana Hoffmann Fernandes Professora adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO - na Escola de Educaçao e no PPGEDU.
  • Jamila Guimaraes da Silva UNIRIO e professora do Municipio do RIO

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4771

Palavras-chave:

Professor de artes. Audiovisual. Formações e usos.

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento dos usos do audiovisual por professores de artes relacionando-os com as suas formações. Através de entrevistas autobiográficas, os professores trouxeram suas experiências de vida ligadas à arte e ao audiovisual. A experiência, por sua vez, neste trabalho, é percebida como aquele momento relevante na vida dos sujeitos, em que algo que lhes sensibilizou os marcou a ponto de tornarem-se lembranças fortemente presentes. Após algumas leituras e análises, percebemos que o audiovisual é trabalhado pelos professores entrevistados de diferentes formas, com diferentes propostas e intenções e que as formações não institucionais, ou seja, aquelas que ocorrem nas mais diferentes esferas sociais – família, amigos, trabalho – são aquelas que proporcionam maior aproximação com a linguagem audiovisual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Hoffmann Fernandes, Professora adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO - na Escola de Educaçao e no PPGEDU.

Doutorado e Mestrado em Educacao e mídia. Atualmente é professora adjunta da UNIRIO atuando na graduação e pos-graduação. Coordena o grupo de pesquisa CACE ( Comunicação,Audiovisual, Cultura e Educação) registrado no cnpq.

Jamila Guimaraes da Silva, UNIRIO e professora do Municipio do RIO

Licenciada em Artes Plásticas pela UFRJ e mestre em educacao pela UNIRIO. Professora de artes do Municipio do RIo e de Caxias.

Downloads

Publicado

14-04-2017

Como Citar

FERNANDES, A. H.; DA SILVA, J. G. ARTES E COMUNICAÇÃO: SENTIDOS E USOS CONSTRUÍDOS POR PROFESSORES COM AUDIOVISUAL NAS AULAS DE ARTES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 63–77, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4771. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4771. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê