PRECOCIDADE: IDENTIFICANDO AS POTENCIALIDADES DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Danitiele Maria Calazans Marques Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4593

Palavras-chave:

Palavras-chaves, Educação Especial, Precocidade., Projeto Spectrum

Resumo

A precocidade ainda é um tema pouco divulgado quanto à pesquisa acadêmica. Como consequência grandes são as barreiras enfrentadas pelos professores de Educação Infantil no conhecimento da temática. Nesta vertente, este artigo teve como alicerce teórico a proposta desenvolvida pelo Projeto Spectrum, que aponta possíveis caminhos para identificar e estimular o potencial do aluno na Educação Infantil. Teve como objetivo relacionar a proposta do Projeto Spectrum com os eixos temáticos dos Referenciais Curriculares da Educação Infantil e propor estratégias que poderão identificar os alunos com precocidade. Utilizou-se a metodologia bibliográfica e documental. Como resultado abordou-se e discutiram-se as habilidades - chaves dos seguintes domínios: linguístico, matemática, artes visuais, musical, movimento, ciência, entendimento social, espacial e estilo de trabalho e a correlação destes domínios com currículo educacional da Educação Infantil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danitiele Maria Calazans Marques, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora na área da Educação Especial voltado para as Altas Habilidades ou Superdotação e Precocidade. 

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga e Pedagoga pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo.Pesquisadora na área da Educação Especial.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

MARQUES, D. M. C.; COSTA, M. da P. R. da. PRECOCIDADE: IDENTIFICANDO AS POTENCIALIDADES DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.4593. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4593. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO