CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LETRAMENTO LITERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DO EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Adriana de Oliveira Henrique Colégio Pedro II
  • Flávia Vieira da Silva do Amparo UFF

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.4335

Palavras-chave:

Letramento, Aprendizagem, Deficiência Intelectual, Sala de Recursos

Resumo

Dentre os muitos desafios impostos pela educação do século XXI, a inclusão dos educandos com deficiência intelectual tem se revelado uma preocupação à parte, pois implica ações que vão além da garantia ao acesso, mas instiga mudanças de paradigmas de como a escola acolhe e trabalha com as diferenças, sem recorrer à exclusão, sendo impulsionada a rever seu currículo e sua metodologia, para que sejam oferecidas oportunidades de aprendizagem e participação que qualifiquem a presença dos educandos nas classes comuns. Diante do exposto e ciente do desafio da educação inclusiva, o presente texto tem por objetivo apresentar as reflexões preliminares de uma pesquisa, em andamento, sobre uma proposta de aprendizagem e participação do educando com deficiência, envolvendo os conceitos de Letramento Literário utilizando-se como recurso mediador a Contação de Histórias. O estudo está sendo realizado em uma Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Como referencial teórico foi adotada a perspectiva sócio-histórica, e como metodologia foi empregada a pesquisa qualitativa com enfoque na pesquisa-ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Oliveira Henrique, Colégio Pedro II

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB-CPII). Professora dos anos iniciais da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde atua na Sala de Recursos Multifuncionais, que atende crianças com deficiência da rede municipal. Sua área de estudos concentra-se na Educação Especial e na Inclusão, desenvolvendo pesquisa sobre a Contação de História como elemento mediador da aprendizagem de educandos com deficiência intelectual.

Flávia Vieira da Silva do Amparo, UFF

Professora Adjunta de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense e do Colégio Pedro II.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

DE OLIVEIRA HENRIQUE, A.; VIEIRA DA SILVA DO AMPARO, F. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LETRAMENTO LITERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DO EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.4335. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4335. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO