ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNÍCIPIO DE SÃO PAULO: PROPOSIÇÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Camila dos Anjos Aguiar Prefeitura Municipal de São Paulo; Universidade de São Paulo
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3963

Palavras-chave:

Currículo. Educação Física. Cultura. Multiculturalismo.

Resumo

O presente texto expõe a análise das Orientações Curriculares de Educação Física do município de São Paulo. Procuramos compreender as concepções do documento curricular e identificar o sujeito almejado. Dentro de um enfoque qualitativo, confrontamos o material coletado com os campos teóricos dos Estudos Culturais e multiculturalismo crítico, por se tratarem dos mesmos que subsidiam a proposta curricular. A análise documental evidenciou que as pretensões para a disciplina, intenções na formação dos sujeitos e proposições didáticas dialogam com a base teórica anunciada. No entanto, divergências foram encontradas no que se refere à explicitação das expectativas de aprendizagem a serem alcançadas, uma vez tal proposição não se alinha às teorias pós-críticas da educação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3963

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila dos Anjos Aguiar, Prefeitura Municipal de São Paulo; Universidade de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo na linha de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares. Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente, formadora de professores pela Diretoria Regional de Educação Ipiranga.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado e supervisiona pesquisas de pós-doutorado.

Downloads

Publicado

10-05-2016

Como Citar

AGUIAR, C. dos A.; NEIRA, M. G. ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNÍCIPIO DE SÃO PAULO: PROPOSIÇÕES E POSSIBILIDADES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 24–45, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3963. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3963. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê