PROCESSOS SUPERVISIVOS E AVALIAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÕES E EXPECTATIVAS EM PORTUGAL

Autores

  • Francisco Sousa Universidade dos Açores e Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho
  • Susana Mira Leal Universidade dos Açores e Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho.
  • Ana Paula Cabral Escola Básica Integrada Canto da Maia.

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1088

Palavras-chave:

Supervisão pedagógica, avaliação de professores, avaliação formativa, inspeção educativa

Resumo

As sucessivas alterações de que tem sido alvo o estatuto da carreira docente criado em Portugal no ano de 1990 e, num plano mais específico, as iniciativas políticas relativas à avaliação do desempenho docente no mesmo país intensificaram a discussão acerca dos objetivos, protagonistas, métodos e procedimentos associados a essa mesma avaliação. No presente artigo, procuramos contribuir para o aprofundamento dessa discussão, refletindo sobre os desenvolvimentos recentes das políticas de avaliação do desempenho docente em Portugal à luz de dois conceitos centrais: avaliação formativa e supervisão. Essa reflexão sustenta-se nos resultados de alguma investigação empírica e na análise de um conjunto de documentos oficiais relevantes, relativos ora à realidade observada no Continente português ora à situação específica da Região Autónoma dos Açores. Começamos por situar a discussão da avaliação do desempenho docente no quadro concetual das funções da avaliação, enfatizando a função formativa e discutindo até que ponto esta última tem sido considerada no contexto das políticas educativas em causa. Discutimos igualmente algumas possibilidades de desenvolvimento da supervisão pedagógica ao serviço da avaliação formativa dos professores no contexto português, analisando o papel da inspeção enquanto entidade com responsabilidades nos domínios do acompanhamento da ação pedagógica e da avaliação do desempenho docente.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1088

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Como Citar

SOUSA, F.; LEAL, S. M.; CABRAL, A. P. PROCESSOS SUPERVISIVOS E AVALIAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÕES E EXPECTATIVAS EM PORTUGAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 20, n. 21, p. 17–43, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v20i21.1088. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1088. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê