O professor enquanto pessoa

Mapeamento e análise de artigos científicos sobre formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10051

Palavras-chave:

Afetividade, Aprendizagem, Teoria Psicogenética, Formação de professores, Cognição

Resumo

O presente estudo surge no contexto do Doutorado em Difusão do Conhecimento, oferecido em parceria pelas Instituições de Educação Superior IFBA – UFBA – UNB – UEFS – LNCC - SENAI-CIMATEC, vinculado à pesquisa intitulada “Razões para a permanência dos estudantes no Curso de Pedagogia em uma universidade pública da Bahia” e teve como objetivo: mapear e analisar a produção acadêmica brasileira sobre formação de professores, que tem como aporte de fundamentação os conceitos atinentes à teoria psicogenética de Henri Wallon. A abordagem metodológica foi de tipo quali-quantitativo na modalidade de revisão nas bases de dados da CAPES. Finalmente, foi possível evidenciar que existem artigos que têm como foco a relação entre afetividade e formação de professores, afetividade e aprendizagem e afetividade e cognição, mas para a relação entre afetividade na concepção da Teoria Psicogenética de Henri Wallon pudemos constatar que há uma lacuna que precisa ser preenchida mediante a realização de novas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Mercedes Gómez Daboín, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutoranda em Difusão do Conhecimento. Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento.

Ana Rita Silva Almeida, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento.

Referências

ALMEIDA, L. R. A questão do Eu e do Outro na psicogenética walloniana. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, v. 31, n. 4, p. 595-604, 2014. DOI: 10.1590/0103-166X2014000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/7jkrvcpTFwgj5fLfr7DNRTG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

CINTRA, F. B. M.; ALMEIDA, L. R. Uma leitura walloniana do movimento: crianças de seis anos no ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional [online], São Paulo, v. 21, n. 2, 2017. DOI: 10.1590/2175-3539201702121107. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/DPDX8YKffW3ydszn7rTmDVc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

FERREIRA, A. V.; LOPES, L. S. O uso das afetividades em Wallon e as práticas socioeducativas de um projeto social em São Gonçalo - RJ. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 1–21, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5122. Acesso em: 15 jan. 2023.

FERRY, G. El trayecto de la formación. Los enseñantes entre la teoría y la práctica. México: Editorial Paidos, 1990.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: Edições UNESCO, 2019.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. (org.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

MAHONEY, A. A. A constituição da pessoa: desenvolvimento e aprendizagem. In: MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. (org.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

MOURA, A. A. S.; MARTINS, M. C. R. Afetividade no processo de formação docente: dialogando com Spinoza e Wallon. Revista Epistemologia e Práxis Educativa, Piauí, v. 5, n. 2, p. 01-14, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i2.3116. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3116. Acesso em: 16 jan. 2023.

SANTOS, A. S.; LOPES, C. A. N. Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Educação Infantil na Perspectiva de Henri Wallon. Id on Line Revista de Psicologia, [S. l.], v. 14, n. 52, p. 525-540, 2020. DOI: 10.14295/idonline.v14i52.2728. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2728. Acesso em: 15 jan. 2023.

SABINO, S. O afeto na prática pedagógica e na formação docente: uma presença silenciosa. São Paulo: Paulinas, 2012.

SILVA, D. N.; BASTOS, L. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: contributos da teoria de Henri Wallon. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, p. 605–620, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp605-620. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12719. Acesso em: 17 jan. 2023.

WALLON. H. Les origines du caractère chez l’enfant. Les préludes du sentiment de personnalité. Paris: Presses Universitaires de France (PUF), 1993.

Publicado

30-12-2023

Como Citar

DABOÍN, M. M. G.; ALMEIDA, A. R. S. O professor enquanto pessoa: Mapeamento e análise de artigos científicos sobre formação de professores. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023024, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.10051. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10051. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua