A LITERATURA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Anderson Teixeira Rolim, Aline de Mello Sanfelici

Resumo


O presente artigo expõe o conceito de literatura de professores de Língua Portuguesa e Literatura dos anos finais do Ensino Fundamental, interrogados por meio de questão discursiva em questionário. Procura compreender o valor da arte literária para os profissionais do ensino, através da comparação com os conceitos de literatura expressos pelos documentos da educação brasileira e com as perspectivas teóricas que caracterizam a formação acadêmica nos cursos de Letras. Conclui que, para os profissionais do ensino consultados, a arte literária tem valor fundamental na formação humana e é capaz de elevar-se sobre a linguagem cotidiana. Encerra afirmando o alinhamento dos conceitos apresentados como um facilitador para as iniciativas públicas para a formação de leitores no Brasil. Por fim, aponta para a necessidade de novas pesquisas que acordem as concepções e as práticas de docentes formadores de leitores.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3681


Palavras-chave


Conceito; Professores; Literatura

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3681


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com