Sistema agroflorestal e autonomia: uma revisão sistemática / Agroforestry system and autonomy: a systematic review / Systèmes agroforestiers et autonomie: une revue systématique
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8968Mots-clés :
Agroflorestas, autonomia, agroecologia.Résumé
O artigo consiste em uma revisão sistemática da literatura sobre os sistemas agroflorestais e a autonomia com o uso das bases de dados eletrônicas: Science Direct (Elsevier), Portal de Periódico Capes e Scientific Eletronic Library (Scielo), com o emprego das palavras chave “agrofloresta” AND “autonomia” e “agroforestry” AND “autonomy”. As bibliografias foram selecionadas conforme a questão de pesquisa e os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos em cada base de dados. Foram identificados 10 artigos para a leitura integral acompanhada por fichamentos para a organização das informações. Todos os artigos concordam que os sistemas florestais favorecem a autonomia dos agroecossistemas, elencando quatro fatores principais para isso: 1) redução do uso de insumos externos; 2) abordagem participativa; 3) diversificação da produção; 4) reprodução técnica dos agroecossistemas. Além da menor dependência de insumos externos, os sistemas agroflorestais favorecem a soberania alimentar, a agregação de valor e o aumento da renda por meio da diversificação produtiva, assim como valorizam os saberes locais e fortalecem os vínculos de solidariedade e reciprocidade entre agricultores e demais envolvidos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2022-11-14 (2)
- 2022-09-28 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVISTA NERA 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.