Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-09-28. Leia a versão mais recente.

Sistema agroflorestal e autonomia: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8968

Palavras-chave:

Agroflorestas, autonomia, agroecologia.

Resumo

O artigo consiste em uma revisão sistemática da literatura sobre os sistemas agroflorestais e a autonomia com o uso das bases de dados eletrônicas: Science Direct (Elsevier), Portal de Periódico Capes e Scientific Eletronic Library (Scielo), com o emprego das palavras chave “agrofloresta” AND “autonomia” e “agroforestry” AND “autonomy”. As bibliografias foram selecionadas conforme a questão de pesquisa e os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos em cada base de dados. Foram identificados 10 artigos para a leitura integral acompanhada por fichamentos para a organização das informações. Todos os artigos concordam que os sistemas florestais favorecem a autonomia dos agroecossistemas, elencando quatro fatores principais para isso: 1) redução do uso de insumos externos; 2) abordagem participativa; 3) diversificação da produção; 4) reprodução técnica dos agroecossistemas. Além da menor dependência de insumos externos, os sistemas agroflorestais favorecem a soberania alimentar, a agregação de valor e o aumento da renda por meio da diversificação produtiva, assim como valorizam os saberes locais e fortalecem os vínculos de solidariedade e reciprocidade entre agricultores e demais envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Frederico, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Doutor e Livre-Docente em Geografia é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UNESP), campus de Rio Claro.

Yasmin Penha Moral, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro

Downloads

Publicado

2022-09-28

Versões

Como Citar

Frederico, S., & Moral, Y. P. (2022). Sistema agroflorestal e autonomia: uma revisão sistemática. REVISTA NERA, 25(63), 190–209. https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8968

Edição

Seção

Artigo original