Sistema agroflorestal e autonomia: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8968Palavras-chave:
Agroflorestas, autonomia, agroecologia.Resumo
O artigo consiste em uma revisão sistemática da literatura sobre os sistemas agroflorestais e a autonomia com o uso das bases de dados eletrônicas: Science Direct (Elsevier), Portal de Periódico Capes e Scientific Eletronic Library (Scielo), com o emprego das palavras chave “agrofloresta” AND “autonomia” e “agroforestry” AND “autonomy”. As bibliografias foram selecionadas conforme a questão de pesquisa e os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos em cada base de dados. Foram identificados 10 artigos para a leitura integral acompanhada por fichamentos para a organização das informações. Todos os artigos concordam que os sistemas florestais favorecem a autonomia dos agroecossistemas, elencando quatro fatores principais para isso: 1) redução do uso de insumos externos; 2) abordagem participativa; 3) diversificação da produção; 4) reprodução técnica dos agroecossistemas. Além da menor dependência de insumos externos, os sistemas agroflorestais favorecem a soberania alimentar, a agregação de valor e o aumento da renda por meio da diversificação produtiva, assim como valorizam os saberes locais e fortalecem os vínculos de solidariedade e reciprocidade entre agricultores e demais envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-11-14 (2)
- 2022-09-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA NERA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.