A ABORDAGEM TERRITORIAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL: UMA ANÁLISE DO PAA PARA A PRODUÇÃO CAMPONESA NO MUNICÍPIO DE IPAMERI-GO (The territorial approach in public policies of rural development: an analysis of the PAA program for the...)
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i26.3142Mots-clés :
política pública, abordagem territorial, PAA, camponeses, insegurança alimentar.Résumé
As políticas públicas representam uma importante ferramenta para a atuação do Estado na resolução de problemas públicos. No decorrer do século XX, no âmbito do espaço rural brasileiro, as políticas públicas apresentavam um caráter notadamente setorial, que privilegiava os grandes produtores rurais. Na última década a abordagem territorial passou a ser incorporada na formulação das políticas públicas, pautando a inserção dos camponeses, historicamente excluídos desse processo. Assim, o objetivo é analisar um exemplo de política com esse viés territorial, nesse caso o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem evidenciado resultados significativos no que concerne a produção de alimentos, a comercialização da produção camponesa e ao combate da insegurança alimentar, tendo como recorte empírico o município de Ipameri, localizado na Microrregião de Catalão no estado de Goiás.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.