Amazônia, dinâmicas territoriais e conflitos agrários: revisão de uma trajetória de curta duração / Amazonia, territorial dynamics and agrarian conflicts: the review of a short-term trajectory / Amazonie, dynamiques territoriales et conflits agraires: analyse d'une trajectoire à court terme
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v28i1.10467Palavras-chave:
Amazônia, Direitos territoriais, Espaço agrário, Natureza, Justiça socialResumo
O texto analisa as mudanças socioeconômicas e territoriais que a Amazônia brasileira vem experienciando no período de 1960 a 2022. Prioriza as modificações estruturais que atingiram o mundo agrário amazônico — espaço vivido pelos povos indígenas, comunidades tradicionais e camponeses, composto pelos territórios protegidos. A partir dos conceitos de dinâmicas territoriais, ordenamentos territoriais e conflitos agrários, convergentes ao recurso metodológico de periodização, estabeleceram-se momentos distintos de transformações estruturais e os impactos resultantes, tanto ao meio ambiente quanto aos grupos sociais vulnerabilizados nesses processos. Com a ascensão global das economias neoextrativas, a política ambiental, os territórios protegidos e os direitos territoriais dos povos e comunidade rurais foram fragilizados, atingindo as territorialidades humanas com inúmeras situações de conflitos que atravessam a vida de milhares de famílias camponesas, indígenas e de comunidades tradicionais que sofrem com a chamada modernização da Amazônia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.