A gênese da propriedade capitalista da terra: da formação territorial do Mato Grosso do Sul à manutenção da grande propriedade / The genesis of capitalist land ownership: the territorial formation of Mato Grosso do Sul and the maintenance of large property / Génesis de la propiedad capitalista de la tierra: la formación territorial de Mato Grosso do Sul y el mantenimiento de la gran propiedad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.9358

Palavras-chave:

, Concentração Fundiária, Política Fundiária, Propriedade Privada

Resumo

O estado de Mato Grosso do Sul apresenta forte concentração fundiária, marcada pela violência decorrente do latifúndio, da expropriação de pequenos camponeses e do assassinato de indígenas. Este trabalho objetiva analisar a gênese da concentração de terras no estado de Mato Grosso do Sul, a partir da compreensão e análise do processo de formação territorial marcado, sobretudo, por estratégias de apropriação de terras legitimadas pelo Estado, por meio de favorecimentos legislativos concedidos às elites fundiárias locais. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica a respeito da temática da Questão Agrária e da inserção das terras do Mato Grosso do Sul na lógica capitalista, a partir dos estudos de autores como: Martins (1981; 1994), Oliveira (1996; 2010), Moreno (2007), Queiroz (2008), Fabrini (2008), Almeida (2011), Nardoque (2015; 2018). Assim como dados do Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA) e representações cartográficas para demonstrar a concentração fundiária vigente no estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Fernanda Luiz, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CNPq.

Leticia Alves Leonardo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutoranda, Mestre e Graduada em Geografia pela UFMS/CPTL. Integrante do Laboratório de Geografia Agrária (GEOAGRÁRIA) da UFMS/CPTL. Bolsista CAPES.

Sedeval Nardoque, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Graduação Geografia pelo Centro Universitário de Jales; Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Luiz, L. F., Leonardo, L. A., & Nardoque, S. (2023). A gênese da propriedade capitalista da terra: da formação territorial do Mato Grosso do Sul à manutenção da grande propriedade / The genesis of capitalist land ownership: the territorial formation of Mato Grosso do Sul and the maintenance of large property / Génesis de la propiedad capitalista de la tierra: la formación territorial de Mato Grosso do Sul y el mantenimiento de la gran propiedad. REVISTA NERA, 26(65). https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.9358

Edição

Seção

Artigo original