EXPANSÃO DO EUCALIPTO E TRANSFORMAÇÕES NA ESTRUTURA PRODUTIVA DA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL EM MUNICÍPIOS DO NORTE DA MICRORREGIÃO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO, BRASIL / Expansion of eucalyptus and changes in the productive structure of small rural properties in municipalities in the north of the micro region of Imperatriz, Maranhão, Brazil / Expansión del eucalipto y cambios en la estructura productiva de pequeñas propiedades rurales en municipios del norte de la microrregión de Imperatriz, Maranhão, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.8518

Palavras-chave:

Uso da terra, silvicultura do eucalipto, Maranhão

Resumo

Resumo:

Este artigo tem como objetivo discutir transformações recentes da expansão da silvicultura do eucalipto na estrutura produtiva da pequena propriedade rural nos municípios do norte da microrregião de Imperatriz, no estado do Maranhão. Tal recorte compreende os municípios de Açailândia, Itinga do Maranhão, João Lisboa e São Francisco do Brejão. Discute-se as transformações no uso da terra nesses municípios, geradas pela transição para a cultura do eucalipto e consequente especialização produtiva de pequenos territórios para atender à etapa de produção de matéria-prima da cadeia produtiva de papel e celulose no estado. Metodologicamente, além de visitas de campo, entrevistas, produção fotográfica e cartográfica, foram utilizados dados secundários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Indústria Brasileira de Árvores e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Os resultados obtidos indicam que a rápida expansão da silvicultura do eucalipto tem promovido, além da concentração fundiária, a diminuição da produção de culturas de autoconsumo tradicionais nesses municípios.

 

Como citar este artigo:

OLIVEIRA, Allison Bezerra; PEREIRA, Amanda Miranda; GONÇALVES, Lucilea Ferreira Lopes. Expansão do eucalipto e transformações na estrutura produtiva da pequena propriedade rural em municípios do norte da microrregião de Imperatriz, Maranhão, Brasil. Revista NERA, v. 25, n. 62, p. 179-201, jan.-abr., 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allison Bezerra Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Graduação e Especialização em Geografia na Universidade Estadual do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do MA. Professor Adjunto na Universidade estadual da Região Tocantina do Maranhão.

Amanda Miranda Pereira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Graduanda em Engenharia Florestal na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Bolsista de Iniciação Científica. Membro do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do MA.

Lucilea Ferreira Lopes Gonçalves, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do MA.

Downloads

Publicado

2022-01-19 — Atualizado em 2022-11-23

Versões

Como Citar

Oliveira, A. B., Pereira, A. M., & Gonçalves, L. F. L. (2022). EXPANSÃO DO EUCALIPTO E TRANSFORMAÇÕES NA ESTRUTURA PRODUTIVA DA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL EM MUNICÍPIOS DO NORTE DA MICRORREGIÃO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO, BRASIL / Expansion of eucalyptus and changes in the productive structure of small rural properties in municipalities in the north of the micro region of Imperatriz, Maranhão, Brazil / Expansión del eucalipto y cambios en la estructura productiva de pequeñas propiedades rurales en municipios del norte de la microrregión de Imperatriz, Maranhão, Brasil. REVISTA NERA, (62). https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.8518 (Original work published 19º de janeiro de 2022)

Edição

Seção

Artigo original