DA EXPANSÃO DA CANA AO MOVIMENTO DA COMIDA: AGRONEGÓCIO SUCROENERGÉTICO E ABASTECIMENTO ALIMENTAR (HORTIFRÚTI) NO ESTADO DE SÃO PAULO (2006-2017) / From the expansion of sugarcane to the movement of food: sugar-energy agribusiness and food supply (fruits and vegetables) in the São Paulo state/Brazil (2006-2017) / De la expansión de la caña de azúcar hasta el movimiento de alimentos: la agroindustria de caña de azúcar y el suministro de alimentos (horticultura) en el estado de São Paulo/Brasil (2006-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.7931

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar, Hortifrútis, Abastecimento alimentar, Movimento, Dependência.

Resumo

Resumo:

No estado de São Paulo, a expansão do agronegócio sucroenergético pressupõe a incorporação de terras anteriormente utilizadas para outros tipos de cultivo, o que inclui, com mais ou menos intensidade, alimentos. Com isso, a produção destes passa a ser dificultada e reduzida, sobretudo nas escalas local e regional, com especial gravidade nas áreas “novas” de expansão canavieira, como a região Oeste do estado. Consequentemente, para que a alimentação, entendida como o encontro entre produção e consumo de alimentos, seja realizada, mais distâncias são acrescentadas, o que implica no aumento dos gastos com transporte e armazenamento, dos desperdícios e, também, dos preços para os consumidores, o que reduz o acesso das famílias aos alimentos. Isto posto, com base em dados estatísticos e informações de campo, analiso, no período de 2006 a 2017, a evolução da área canavieira em relação à evolução da produção paulista de alimentos hortifrútis. Além disso, apresento ainda uma análise acerca da evolução do movimento dos alimentos entre a produção e a distribuição, o que permite inferir sobre a lógica de generalização do movimento ditada pelo sistema alimentar atualmente hegemônico.

 

Como citar este artigo:

VALÉRIO, Valmir José de Oliveira. Da expansão da cana ao movimento da comida: agronegócio sucroenergético e abastecimento alimentar (hortifruti) no estado de São Paulo (2006-2017). Revista NERA, v. 25, n. 62, p. 90-114, jan.-abr., 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir José de Oliveira Valério, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil

Professor, Geógrafo e Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Presidente Prudente. Foi bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no qual estudou as implicações da expansão da cana-de-açúcar para a produção e distribuição de alimentos hortifrútis no estado de São Paulo. Foi bolsista de mestrado do CNPq, no qual estudou os impactos da expansão da agroindústria canavieira para a produção e abastecimento alimentar no município de Tupi Paulista/SP. Foi bolsista de iniciação científica (IC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na qual estudou as implicações da territorialização do agronegócio canavieiro para a produção de alimentos no município de Flórida Paulista/SP. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA). Parecerista da Revista Nera. Coordenador do periódico eletrônico Boletim DATALUTA. 

Downloads

Publicado

2022-01-19

Como Citar

Valério, V. J. de O. (2022). DA EXPANSÃO DA CANA AO MOVIMENTO DA COMIDA: AGRONEGÓCIO SUCROENERGÉTICO E ABASTECIMENTO ALIMENTAR (HORTIFRÚTI) NO ESTADO DE SÃO PAULO (2006-2017) / From the expansion of sugarcane to the movement of food: sugar-energy agribusiness and food supply (fruits and vegetables) in the São Paulo state/Brazil (2006-2017) / De la expansión de la caña de azúcar hasta el movimiento de alimentos: la agroindustria de caña de azúcar y el suministro de alimentos (horticultura) en el estado de São Paulo/Brasil (2006-2017). REVISTA NERA, (62), 90–114. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.7931

Edição

Seção

ARTIGOS