DA EXPANSÃO DA CANA AO MOVIMENTO DA COMIDA: AGRONEGÓCIO SUCROENERGÉTICO E ABASTECIMENTO ALIMENTAR (HORTIFRÚTI) NO ESTADO DE SÃO PAULO (2006-2017) / From the expansion of sugarcane to the movement of food: sugar-energy agribusiness and food supply (fruits and vegetables) in the São Paulo state/Brazil (2006-2017) / De la expansión de la caña de azúcar hasta el movimiento de alimentos: la agroindustria de caña de azúcar y el suministro de alimentos (horticultura) en el estado de São Paulo/Brasil (2006-2017)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.7931Palavras-chave:
Cana-de-açúcar, Hortifrútis, Abastecimento alimentar, Movimento, Dependência.Resumo
Resumo:
No estado de São Paulo, a expansão do agronegócio sucroenergético pressupõe a incorporação de terras anteriormente utilizadas para outros tipos de cultivo, o que inclui, com mais ou menos intensidade, alimentos. Com isso, a produção destes passa a ser dificultada e reduzida, sobretudo nas escalas local e regional, com especial gravidade nas áreas “novas” de expansão canavieira, como a região Oeste do estado. Consequentemente, para que a alimentação, entendida como o encontro entre produção e consumo de alimentos, seja realizada, mais distâncias são acrescentadas, o que implica no aumento dos gastos com transporte e armazenamento, dos desperdícios e, também, dos preços para os consumidores, o que reduz o acesso das famílias aos alimentos. Isto posto, com base em dados estatísticos e informações de campo, analiso, no período de 2006 a 2017, a evolução da área canavieira em relação à evolução da produção paulista de alimentos hortifrútis. Além disso, apresento ainda uma análise acerca da evolução do movimento dos alimentos entre a produção e a distribuição, o que permite inferir sobre a lógica de generalização do movimento ditada pelo sistema alimentar atualmente hegemônico.
Como citar este artigo:
VALÉRIO, Valmir José de Oliveira. Da expansão da cana ao movimento da comida: agronegócio sucroenergético e abastecimento alimentar (hortifruti) no estado de São Paulo (2006-2017). Revista NERA, v. 25, n. 62, p. 90-114, jan.-abr., 2022.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-11-23 (2)
- 2022-01-19 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA NERA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.