Aportes metodológicos para levantamento e sistematização das ações dos movimentos socioespaciais e socioterritoriais agrários no Brasil (2020-2022)
DOI :
https://doi.org/10.33081/33e025103Résumé
Este artigo tem como objetivo apresentar as metodologias e os resultados das pesquisas desenvolvidas pela Rede Brasileira de Pesquisadores das Lutas por Espaços e Territórios (REDE DATALUTA), no projeto "Movimentos Socioterritoriais em Perspectiva Comparada". No âmbito deste projeto, temos trabalhado com as ações dos movimentos socioespaciais e socioterritoriais agrários desde 2020, a partir do levantamento e sistematização de dados coletados pela ferramenta do Google Alerts. As ações são categorizadas num processo constante de reflexão e aprimoramento metodológico. Atualmente, contamos com 11 ações matrizes e 55 derivadas para compreender as atuações dos movimentos em suas mais diversas estratégias de enfrentamento ao avanço do capital. Nesse processo, utilizamos a perspectiva crítica a partir de referenciais construídos por pesquisadores da América Latina, buscando contribuir com o pensamento decolonial. No acompanhamento da pesquisa, verificamos a atuação de 223 movimentos entre os anos de 2020 e 2022, com centralidade para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), atuando em todo o território nacional, tendo como principais ações a Arrecadação de Recursos e Execução de Serviços, ações Comunicativas e, também, ações relacionadas a Ocupações de Terra.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.

