ATRIBUTOS DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SEPOTUBA, MATO GROSSO, BRASIL

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os principais atributos da paisagem na bacia hidrográfica do rio Sepotuba, bem como, a influência dos usos da terra em sua conservação ambiental. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e documental; elaboração e adaptação de mapas temáticos; análise integrada dos dados gerados; avaliação da vulnerabilidade ambiental e proposição de ações para gestão territorial municipal. A bacia hidrográfica do rio Sepotuba apresenta ambientes susceptíveis à degradação ambiental tendo em vista seus compartimentos geomorfológicos sobretudo, no sistema rio-planície de inundação cuja litologia é composta por sedimentos consolidados, semi-consolidados e inconsolidados das Formações Pantanal e Aluviais Atuais que, por sua vez têm a ocorrência de Florestas de Terras Baixas e Aluviais, bem como Ecótonos. Nota-se ainda sua compartimentação em relação aos perfis longitudinais de seus afluentes. Isso porque, existem trechos que percorrem a Chapada e Planalto dos Parecis, bem definidos por um sistema em escarpa, e trechos que adentram as planícies e pantanais. Quanto a ocupação da terra, foi possível constatar a supressão da maior parte da cobertura vegetal, que foi convertida em áreas de uso agropecuário. Dessa forma, constata-se alta vulnerabilidade ambiental, sobretudo com a pecuária por exercer pressões em importantes atributos – substituição da cobertura vegetal, exposição do solo à processos erosivos e aporte de sedimentos no sistema fluvial. Impactos diretos e indiretos que, têm comprometido a manutenção da qualidade ambiental na bacia hidrográfica do rio Sepotuba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues Gamero, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e membro do Grupo de Pesquisa SERPEGEO - UNEMAT, Cáceres-MT. Experiência nas áreas de geomorfologia, geomorfologia fluvial e hidrogeografia, com ênfase no estudo de nascentes.

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Possui licenciatura plena e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) na área de concentração Planejamento Ambiental, doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), na área de concentração Gestão e Planejamento Ambiental e estágios de pós-doutorado em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e em Ecologia de Paisagem na Universidad Complutense de Madrid (2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, lotada no Campus Jane Vanini, na cidade de Cáceres/MT e docente permanente no Programa de pós-graduação stricto sensu em Geografia da UNEMAT, sediado em Cáceres/MT. Atua principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias aplicadas a detecção de mudanças na cobertura vegetal e uso da terra, Planejamento Ambiental e Paisagem.

Gustavo Roberto dos Santos Leandro, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Foi professor substituto nos cursos de graduação em Geografia dos Campus de Cáceres e Colíder - UNEMAT (2014-2016). Integra o grupo de pesquisa Hidro-Pantanal, junto ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial "Prof Dra. Sandra Baptista Cunha" - LAPEGEOF da UNEMAT. Como membro do Grupo de Pesquisa Interações na superfície, água e atmosfera - GAIA atua como Pesquisador Colaborador no Laboratório de Geologia, Geomorfologia e Recursos Hídricos, onde na linha de pesquisa Dinâmica da Natureza desenvolve estudos em Sistemas Aluviais. Também destaca-se a participação nos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente - GEMA, Universidade Estadual de Maringá - UEM; Núcleo de Estudos e Planejamento em Hidrogeografia - NEPH, Universidade Federal Fluminense - UFF; e REDE ÁGUAS, Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, Hidrogeografia e Cartografia Temática atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, processos geomorfológicos dinâmicas hidrológicas e sedimentológicas em sistemas fluviais, processos e formas fluviais, interface natureza-ambiente-sociedade (bacias hidrográficas - unidade de análise) e ensino de Geografia. Atualmente atua como Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, onde também colabora junto ao curso de graduação em Geografia e Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado e doutorado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002 e 2007). Atualmente é Professora Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (Campus de Ourinhos), é docente permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Geografia (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2016) e pós-doutorado em Estatística Espacial pela Universidade do Minho - Portugal (2017). Coordena os laboratórios de Hidrologia e Climatologia da Unesp/Ourinhos. É líder do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias Aplicadas aos Estudos Ambientais - Unesp e membro do grupo de pesquisa Sensoriamento Remoto, Pesquisa e Ensino de Geografia - SERPEGEO - Unemat. É membro suplente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema (CBH-MP) e membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CBH-MP). Mantém intercâmbio com pesquisadores da Universidade do Minho (Portugal) e da Universidade Del Sur (Argentina). É consultor ad hoc de periódicos nacionais e internacionais, atuando como membro revisor do periódico Remote Sensing. Atua principalmente nas seguintes áreas: Geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais, Modelagem estatística e Análise de imagem.

Alfredo Zenén Domínguez González, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Possui graduação em Licenciatura em Educação, especialidade Geografia - Universidade Pedagógica Félix Varela (1983) e Doutorado em Ciências Geográficas - Universidade da Havana (2003). Sua experiência profissional no ensino e na pesquisa geográficas abrange mais de 30 anos, tendo atuado em programas de pesquisa e pós-graduação em várias universidades cubanas (Pinar del Rio, Havana, Matanzas, Villa Clara e Sancti Spíritus) e estrangeiras (Universitá Politécnica delle Marche, Italia; Universidad de Girona, España e Universidad Estatal del Sur de Manabí, Ecuador), bem como consultor no Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e no Ministério de Educação Superior e investigador associado da Fundação da Natureza e o Homem. Atualmente é professor da Universidade do Estado de Mato Grosso e pesquisador na área de Geografia Física, com ênfase no ordenamento e gestão de sistemas ambientais.

Downloads

Publicado

2023-06-03

Como Citar

Gamero, A. R., Neves, S. M. A. da S., Leandro, G. R. dos S., Galvanin, E. A. dos S., & Domínguez González, A. Z. (2023). ATRIBUTOS DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SEPOTUBA, MATO GROSSO, BRASIL. Formação (Online), 30(57), 87–118. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/9086

Edição

Seção

Artigos