Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Certifico que o texto representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico, exceto o descrito em anexo, sendo minha a responsabilidade pelo seu conteúdo. 

  • Declaro que o texto utiliza apropriadamente as regras de citação, evitando o plágio acadêmico. Atesta-se também a ciência de que o plágio se configura como crime mediante a Lei nº 10.695, de 01 de julho de 2003.

  • Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei para as alterações e sugestões segundo a avaliação dos editores e pareceristas.

  • Aprovo a redação final do artigo e garanto que as informações contidas nele são verdadeiras. 
  • Informo que não há conflitos de interesses dos autores referente à publicação neste periódico.
  • Confirmo que as diretrizes contidas no portal e no template foram seguidas.
  • Aponto que a identificação de autoria, em qualquer nível, foi removida, incluindo as propriedades do documento.
  • Afirmo estar ciente de que as opiniões, hipóteses, conclusões, correções textuais e recomendações expressas neste artigo/resenha/nota são de responsabilidade dos autores e não necessariamente refletem a visão da Revista Formação.
  • Atesto que todos os autores do texto estão inclusos nos metadados da submissão, com as respectivas informações, nomes sem abreviaturas, e-mail, link ORCID, link Currículo Lattes e afiliação institucional.

Diretrizes para Autores

 

  • NORMAS EDITORIAIS
            (Acesse o template aqui)

1. Os artigos devem ser apresentados com extensão mínima de 15 e máxima de 30 páginas (excetuando a capa), sendo que o tamanho do arquivo não pode ultrapassar 2MB (dois megabytes). As resenhas e as notas de pesquisa deverão conter, no máximo, 10 páginas. Utilizar a fonte Times New Romam, tamanho 12, com margem superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm, espaçamento 1,5 linhas, formato A4, com um recuo especial de 1,25 cm em cada parágrafo (conforme este modelo). O texto deve ser digitado em editor de texto Microsoft Word 2003 ou superior e não deve ser paginado.

2. A estrutura do artigo segue a norma da ABNT 6022 de 2018, que dispõe sobre artigo em publicação periódica técnica e/ou científica. Os artigos submetidos à Revista Formação devem conter: Título; autores (somente adicionado documento caso o artigo seja aceito para publicação); Resumo com palavras-chave, Abstract, Resumen ou Résumé, Introdução; Materiais e Métodos; Resultados e Discussões; Considerações Finais; Referências Bibliográficas, Agradecimentos (caso houver).

3. Os artigos, resenhas e notas devem ser submetidos na Plataforma SEER (http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao) pelo autor principal, por meio de seu log  e senha.

4. Capa: Deverá constar o título (e subtítulo, se houver) do artigo em Times New Romam tamanho 16, negrito, maiúscula, centralizada e com espaçamento simples. As informações autorais deverão ser inseridas somente após o aceite do trabalho.

5. Os resumos devem ser obrigatoriamente escritos em português e inglês, nesta ordem, além de um resumen (espanhol) ou résumé (francês) com, no máximo, 250 palavras em espaço simples, incluindo de 3 a 5 palavras-chave (palabras clave, keywords oumots-clé) após o resumo. Os resumos devem ser formatados em fonte Times New Romam, tamanho 10. Na linha abaixo de cada resumo, com um espaço simples (conforme este modelo), devem vir as respectivas palavras-chave.

6. A estrutura do texto deve ser dividida em partes, a começar pela INTRODUÇÃO, que deve estar em fonte Times New Roman 12, negrito e caixa alta. Todo título de seção deve estar em caixa alta. Todo subitem de uma seção deve ser estar, somente com a inicial em maiúsculo, com fonte Times New Roman 12 e negrito. Para cada nova seção deve ser dado um espaço de uma linha, espaçamento 1,5 cm, do texto antes e após o título da seção, exceto para a Introdução, que se inicia com dois (2) espaços (espaçamentos simples) após as “keywords” ou “mots-clé”. É essencial conter introdução e conclusão ou considerações finais.

7. As notas de rodapé devem ser evitadas e não deverão ser usadas para referências bibliográficas. Esse recurso pode ser utilizado quando extremamente necessário e, nesse caso, cada nota deve ter em torno de 3 linhas. Palavras em destaque deverão vir em negrito e não sublinhadas.

8. Os textos deverão ser entregues após revisão ortográfica e gramatical. Textos com incorreções gramaticais e cuja sintaxe dificulte sua compreensão poderão ser rejeitados.

9. As citações devem seguir o padrão atual da ABNT, podendo ser consultada em documentos elaborados pela biblioteca da FCT/Unesp, no endereço: https://www.fct.unesp.br/#!/biblioteca2340/normalizacao/abnt/. Outras informações podem ser consultadas no modelo disponibilizado acima.

10. As ilustrações (figuras, gráficos, mapas, tabelas, esquemas, quadros, fórmulas, modelos e outros) devem estar no corpo do texto, desde que não ultrapassem 2MB.

11. Os originais passarão por revisão técnica pela Equipe Desk Review, depois pela análise de dois ou três pareceristas ad hoc que poderão aceitar, recusar ou reapresentar o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também o(s) nome(s) do(s) autor(es).


12. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial desta revista.

13. Os prenomes, sobrenomes e filiações de autores e co-autores devem ser inseridos somente na versão final do texto aprovado após a análise dos pareceristas. Neste caso, os nomes dos autores deverão estar em Times New Roman tamanho 14, alinhado à direita de acordo com o modelo. As filiações e endereço eletrônico deverão estar em formato Times New Roman, tamanho 10 e alinhado à direita. É obrigatória a inserção dos links do ORCID e Currículo Lattes nos metadados de submissão.


  • ANÁLISE DE PLÁGIO

Todos os trabalhos submetidos serão encaminhados para revisão técnica pela equipe Desk Review para a análise de plágio na plataforma Turnitin (indicar a propriedade autoral). A referida equipe verificará os relatórios advindos da revisão e comunicará aos autores ao constatar qualquer citação sem a devida menção de autoria, oportunizando as correções. Casos de autocitação serão permitidos em 10% do texto ou em 50% quando se tratar de resultados de dissertação ou teses. 

Denúncias de plágio reportadas à Revista após a publicação serão analisadas pelo Conselho Editorial e o referido trabalho será excluído imediatamente do portal nos casos de confirmação. Salienta-se que as penalidades cabíveis poderão ser aplicadas aos autores.


  • ALTERAÇÕES DE AUTORIA

Necessária se faz a cuidadosa organização da lista dos autores nos metadados antes da submissão definitiva do manuscrito. Não serão aceitas reorganizações, adições ou exclusões de autorias independentemente do período do processo editorial. 

Nos casos de alterações, o manuscrito atual será arquivado e uma nova submissão deverá ser realizada com a lista integral, tendo as etapas reiniciadas.

 
  • DECLRAÇÃO DE REVISÃO TEXTUAL PARA TRABALHOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 

Artigos submetidos em língua inglesa, espanhola ou francesa deverão ser encaminhados/submetidos juntamente com declaração que ateste a devida revisão do manuscrito por um profissional. O documento aqui solicitado deve ser submetido como documento suplementar. 

Ressalta-se que textos com excessivos erros gramaticais e ortográficos, que atrapalhem a leitura e não garantem a qualidade do arquivo, poderão ser rejeitados pela Equipe Editorial sem que passe pela avaliação dos pareceristas.




Entrevista

Capas

 
Revista Formação (Online) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente. É uma revista eletrônica quadrimestral destinada à divulgação de artigos científicos, resenhas e relatórios de campo de pesquisadores sobre as questões que envolvem a geografia e áreas afins. Está classificada no Webqualis: Geografia B2.


Perfil e objetivo

Destina-se especialmente à publicação de trabalhos inéditos, originais e que apresentem resultados relevantes de pesquisas e contribuições científicas.

Podem publicar: professores, pesquisadores, técnicos, pós-graduandos, graduandos, e demais profissionais interessados, desde que sigam os procedimentos necessários disponibilizados no item normas.

Prof. Dr. Carlos Alberto Feliciano
Editor-gerente da Revista

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.