Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista tem como objetivo publicar textos diversos (artigos, notas de pesquisa, resenhas, etc.), priorizando os temas da Geografia e áreas afins. Destina-se especialmente à publicação de trabalhos acadêmicos, desde que sigam os procedimentos necessários disponibilizados no item normas Não há custos para os autores nem para os processos de avaliação e publicação.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Formação adota o modelo de revisão às cegas pelos pares para a análise da qualidade científica dos textos submetidos ao processo editorial, bem como se utiliza de etapas que garantem os padrões éticos de publicação. Os editores reservam o direito de convidar especialistas de notório reconhecimento na área e tema do manuscrito para a emissão de parecer.

 

ETAPAS DO PROCESSO EDITORIAL

1ª Etapa: Todos os trabalhos submetidos à Revista Formação são encaminhados para a análise da equipe Desk Review, que garante o enquadramento do tema ao escopo da revista, o cumprimento das normas de submissão (contidas no item Diretrizes para os autores e no template disponibilizado) e a análise de plágio. Nos casos de inconsistências encontradas, os autores serão contatados com uma decisão da equipe Desk Review e sua respectiva justificativa.

2ª Etapa: Com os requisitos atendidos, os arquivos são disponibilizados para a avaliação às cegas, o que justifica a exigência dos arquivos sem qualquer tipo de identificação de autoria. Em seguida, os arquivos são encaminhados para 2 avaliadores ad hoc, que mediante formulário próprio deste periódico, analisarão a qualidade científica do trabalho indicando: a relevância e pertinência do manuscrito; a coerência e coesão do texto e das ideias apresentadas; a devida apresentação e utilização dos dados e informações trabalhadas no texto, bem como a sua qualidade gráfica.

As recomendações dos avaliadores podem ser: Aceitar, Correções obrigatórias, Submeter a nova rodada e Rejeitar.

Caso haja divergência entre as recomendações dos pareceristas, um terceiro revisor é contatado para avaliar o manuscrito.

3ª Etapa: Os manuscritos aceitos são encaminhados para Edição, quando deverão ser inseridas todas as informações autorais do trabalho pelos autores e ocorrerá a revisão do abstract, resumen ou résumé por equipe própria. Posteriormente, os manuscritos seguirão para a lista de atualização do número da revista, uma vez que este periódico trabalha com publicações em fluxo contínuo.

Nos casos em que os pareceristas solicitarem correções obrigatórias de baixa complexidade, os autores terão o prazo de até 15 dias para enviar o manuscrito ao sistema com as devidas correções ou com as justificativas pelo não atendimento às solicitações. Nas situações em que os pareceristas solicitarem correções consideradas de maior complexidade, os autores terão o prazo de até 30 dias para enviar o manuscrito ao sistema em atendimento às solicitações ou com a devida justificativa pelo não atendimento ao que foi requerido. O prazo será estipulado pelo editor da revista mediante à complexidade das alterações solicitadas. O não atendimento ao prazo ou a ausência de manifestação dos autores permitirá  o arquivamento do processo avaliativo pelo editor.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Declaração de ética e boas práticas de publicação

Revista Formação Online é uma revista com arbitragem científica, empenhada em manter os mais elevados padrões de ética e de boas práticas de publicação. Sendo assim, a Revista se dedica em tomar as medidas para validar essa declaração e também orienta os seus editores, pareceristas (membros do Conselho Científico e pareceristas ad hoc) e autores a pautarem o seu comportamento pelos Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Científicas do Comitê de Ética de Publicações (COPE).

 

Deveres dos editores

Decisões sobre publicação: Os editores garantem que todos os artigos considerados dentro do escopo para publicação serão submetidos à avaliação por pares por pareceristas que sejam especialistas na área. O Editor­ Chefe é responsável por decidir quais dos artigos submetidos à revista serão efetivamente publicados, com base na validade do trabalho em questão, em sua relevância para pesquisadores e leitores, nos comentários dos pareceristas, e nos requisitos legais em vigor em relação a difamação, infração de direitos autorais e plágio. O Editor ­Chefe pode consultar outros editores e avaliadores para tomar essa decisão.

Oportunidade iguais e independência editorial: Os editores e membros da equipe editorial avaliarão os artigos submetidos exclusivamente com base em seu mérito acadêmico (importância, originalidade, validade do estudo, clareza) e sua relevância para o escopo da revista, sem considerar a raça, gênero, orientação sexual, origem étnica, cidadania, crença religiosa, filosofia política ou filiação institucional dos autores.

Confidencialidade: O editor e a equipe editorial devem garantir que as informações referentes a manuscritos submetidos pelos autores sejam mantidas em sigilo.

Divulgação e Conflitos de Interesse: Os editores não usarão informações inéditas divulgadas em um artigo submetido para sua própria pesquisa sem o consentimento explícito por escrito dos autores. Editores e membros da equipe editorial se absterão de avaliar submissões com os quais tenham conflitos de interesse resultantes de relações de competição, colaboração, ou outras conexões com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas a um artigo; eles pedirão a outro membro da equipe editorial para cuidar da submissão.

 

Deveres dos revisores (pareceristas)

Confidencialidade: Os revisores devem manter todos os artigos recebidos em sigilo. O processo de revisão dos documentos é confidencial e deve ser tratado como tal.

Reconhecimento de Fontes: Os revisores devem apontar trabalhos relevantes já publicados que não tenham sido mencionados pelos autores. Os pareceristas devem também notificar os editores para qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o artigo e qualquer outro trabalho publicado a respeito do qual tenham conhecimento

Padrões de Objetividade: As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas de forma clara. Críticas pessoais feitas aos autores são inadequadas.

Conflitos de Interesse: Qualquer parecerista convidado que tenha conflitos de interesse resultantes de relações ou vínculos competitivos, colaborativos ou outros com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas ao artigo e ao trabalho nele descrito, deve notificar imediatamente os editores.

Prontidão: Qualquer parecerista convidado que se sinta pouco qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um artigo ou souber que não poderá realizar avaliação no prazo estabelecido, deve notificar imediatamente os editores e recusar o convite para que outro parecerista possa ser contatado.

 

Deveres dos Autores

Diretrizes para publicação: Os autores devem seguir as diretrizes de submissão do periódico.

Originalidade e plágio: Os autores devem garantir que os trabalhos enviados são inteiramente originais, e, caso tenham usado o trabalho e/ou palavras de outros, que isto tenha sido adequadamente citado e referenciado. O plágio pode se dar de muitas formas: ao assumir a autoria dos trabalhos de outros, ao copiar ou parafrasear partes substanciais do texto de outro autor (sem atribuição), ou ao reivindicar resultados de pesquisas conduzidas por outros. O plágio em todas as suas formas constitui comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Submissões ou publicações múltiplas, duplicadas, redundantes ou concomitantes: Os autores devem certificar-se que o artigo não está sendo considerado para publicação em outro periódico. Submeter o mesmo artigo a mais de um periódico, livro ou anais de evento constitui um comportamento antiético de publicação.

Autoria do artigo: Todos os autores mencionados no artigo devem ter contribuído significativamente para a pesquisa, sendo que estes também devem ser capazes de assumir responsabilidade pública pelo conteúdo. O autor correspondente deve assegurar que todos os coautores estejam incluídos na lista de autores no momento da subissão do artigo via sistema da revista, e garantir que todos os autores tenham lido e aprovado a versão final do manuscrito, e concordado com sua submissão para publicação.

Conflito de Interesse: Os autores devem notificar, com a maior brevidade possível, os editores de quaisquer conflitos de interesse que possam ser interpretados como influenciadores do artigo. Exemplos de potenciais conflitos de interesse incluem financiamentos recebidos, tais como honorários, bolsas de estudos ou outros apoios financeiros, filiações, emprego, consultorias, propriedade de ações ou outras participações societárias, e participações em patentes e acordos de licenciamento; bem como relações sem benefícios financeiros, tais como relações pessoais ou profissionais, afiliações, conhecimento prévio ou crenças relacionadas ao assunto ou a materiais discutidos no texto. Todas as fontes de apoio financeiro para o trabalho devem ser divulgadas (incluindo o número do termo de concessão ou outro número de referência, se houver).

Erros Fundamentais em trabalhos publicados: Caso os autores venham a descobrir erros ou imprecisões significativas em seu trabalho publicado, é sua obrigação notificar imediatamente os editores do periódico e cooperar com eles para corrigir o artigo com uma errata, ou para despublicar o artigo. Se os editores souberem, através de terceiros, que um trabalho publicado contém um erro ou imprecisão significativa, é obrigação do autor corrigir ou solicitar a despublicação imediata do artigo, ou fornecer aos editores do periódico evidências de que o artigo está correto.