As resistências dos Movimentos Socioterritoriais na educação do campo brasileira e o DATALUTA: análise das Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária em 2022
DOI:
https://doi.org/10.33081/33e025110Resumo
As Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária (JURAS) surgiram com um espaço de diálogo entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e os espaços institucionais educacionais brasileiros, em especial as universidades, buscando debater dos diversos elementos da questão agrária. Neste sentido, o artigo procura analisar as JURAS realizadas em 2022 em seu contexto histórico aliadas ao debate da educação do campo, buscando compreender suas principais complexidades (formas, caracterização, espacialização etc.) e sua importância a nível nacional. Consideramos que as JURAS no Brasil se caracterizam como uma ação de luta e resistência dos movimentos socioterritoriais, com destaque para o MST. Em 2022, foram realizados 29 eventos em todas as macrorregiões, executando atividades relacionadas a educação do campo, que buscaram novas realizações com trabalho conjunto com diferentes universidades. Diante disso, elas se materializaram em redes nas formas estadual/regional/interestadual, assumindo a tendência da nacionalização das JURAS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.

