Educação emocional, formação humana e espiritualidade

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9488

Mots-clés :

Educação emocional, Espiritualidade, Emoção

Résumé

O objetivo do artigo é compreender as percepções dos docentes que integram a rede municipal de Queimadas-PB, sobre os impactos e mudanças na vida pessoal e profissional após terem participado da formação em Educação Emocional. A investigação está centrada na emergência de habilidades emocionais a partir da referida formação, buscando identificar possíveis relações entre Educação Emocional e Espiritualidade. A partir da abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico, pode-se concluir que a formação em Educação Emocional causou efeitos positivos na vida dos sujeitos da pesquisa, especificamente no que se refere ao desenvolvimento de cinco habilidades: perceber as emoções sentidas; adquirir capacidade de diferenciar as emoções; desenvolver a reflexão crítica sobre as emoções; adquirir capacidade de pensar estrategicamente sobre as emoções visando o bem estar; e desenvolver a capacidade de vivenciar as emoções de forma saudável. Registrou-se que o desenvolvimento de tais habilidades também está relacionado com a dimensão espiritual dos sujeitos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fabrício Possebon, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB – Brasil

Professor Associado do Departamento de Ciências das Religiões. Doutorado em Letras (UFPB).

Elisa Pereira Gonsalves Possebon, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB – Brasil

Professora Titular do Departamento de Habilitações Pedagógicas. Doutorado em Educação (UNIMEP)

Taísa Caldas Dantas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB – Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Habilitações Pedagógicas. Doutorado em Educação (UFPB).

Références

BISQUERRA, R. Educación emocional y bienestar. Barcelona: Praxis, 2000.

BUCKE, R. M. Consciência Cósmica. Curitiba: AMORC, 1996.

CEJUDO, J.; LÓPEZ-DELGADO, M. L. RUBIO, M. J. La formación uma educación emocional de los docentes: Uma visión de los futuros maestros. REOP., v. 26, n. 3, p. 45-62, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3382/338245392003.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.

CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa. Porto Alegre: Editora Penso, 2014.

DURKHEIM, E. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FERNÁNDEZ-ABASCAL, E. G.; SÁNCHEZ, M. P. J. Psicología de la Emoción. In: FERNANDEZ-ABASCAL, E. G. et al. Psicologia de la Emoción. Madrid: Editorial Universitária Ramón Areces, 2015.

FREUD, S. O Mal-estar na Civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos. São Paulo: Cia das Letras, 2010.

GARCÍA, M. G.; CALLEJA, L. S. El aprendizaje servicio y el desarrollo de las competencias emocionales en la formación inicial del profesorado. Contextos Educativos. Revista de Educación, n. 20, p. 127-145, fev. 2017. Disponível em: https://publicaciones.unirioja.es/ojs/index.php/contextos/article/view/2991. Acesso: 19 jan. 2022.

GONSALVES, E. P.; SOUZA, A. R. O. Educação, Vivência Emocional e Processo Libertador. Impulso, Piracicaba, v. 25, n. 63, p. 87-100, maio/ago. 2015. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/2102. Acesso em: 20 jan. 2021.

GORDILLO, M. et al. Clima afectivo en el aula: vínculo emocional maestro-alumno. Revista INFAD de Psicología, v. 1, n. 1, p. 195–202, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3498/349851776022.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.

JAMES, W. As Variedades da Experiência Religiosa. Um Estudo sobre a Natureza Humana. São Paulo: Cultrix, s.d.

MARTINS, J. M. A lógica das emoções na ciência e na vida. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

MASLOW, A. Introdução à Psicologia do Ser. Rio de Janeiro: Eldorado, s.d.

MIRANDA, N. M. et al. Inteligencia emocional en la formación del profesorado de educación infantil y primaria. Perspect. educ., Valparaíso, v. 61, n. 1, p. 53-77, jan. 2022. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-97292022000100053&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 19 maio 2021.

POSSEBON, E. G. Educação Emocional: Aplicações. João Pessoa: Libellus Editorial, 2018.

POSSEBON, E. P. G.; POSSEBON, F. Descobrir o Afeto: Uma proposta de educação emocional na escola. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 110, p. 163-186, 2020. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8925. Acesso em: 13 set 2021.

RHINE, J. O Alcance do Espírito. São Paulo: Bestseller, 1965.

RHINE, J. O Novo Mundo do Espírito. São Paulo: Bestseller, 1966.

RHINE, J. Novas Fronteiras da Mente: História das Experiências na Universidade de Duke. São Paulo: Ibrasa, 1973.

SOLOMON, R. Fiéis às Nossas Emoções. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

TART, C. Psicologías Transpersonales: Las Tradiciones Espirituales y la Psicología Contemporánea. Barcelona: Paidós, 1994.

TART, C. O Fim do Materialismo: Como as evidências científicas dos fenômenos paranormais estão unindo ciência e espiritualidade. São Paulo: Cultrix, 2012.

TORO, R. La Inteligencia Afectiva. Santiago: Cuarto Própio, 2014.

WEIL, P. A Consciência Cósmica. Introdução à Psicologia Transpessoal. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989.

Publiée

2022-03-31

Comment citer

POSSEBON, F.; GONSALVES POSSEBON, E. . P.; DANTAS, T. . C. Educação emocional, formação humana e espiritualidade. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022010, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9488. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9488. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Publicação Contínua